.

.

.

.
RSS

Galáticos 2001-2007 x Galáticos 2009-XXXX: Qual o melhor elenco?

Quem não se lembra dos “galácticos”: O famoso elenco do Real Madrid que reunia alguns dos melhores craques do mundo com a pretensão de possuir o melhor time adquirindo o melhor de cada posição? O time encantou o mundo proporcionando em espetáculo atrás do outro a cada partida que disputava. Na época, os merengues contavam com Roberto Carlos, Makelele, Hierro, M. Salgado, Beckham, Figo, Raúl, Zidane e Ronaldo, entre outros craques.

O elenco galáctico do Real Madrid foi, com certeza, um dos melhores elencos do séc. XXI. Talvez possamos até considera-lo o mais forte da primeira década deste século. Porém nessa segunda década o destaque vai para seu principal rival: O Barcelona de Messi, Xavi, Iniesta e companhia. Para tentar se reascender como o maior clube desta década, o Real tenta conseguir, novamente, um elenco galáctico. Desta vez, o elenco conta com C. Ronaldo, Kaka, S. Ramos, Khedira, Ozil, D. Maria, Sahin, K. Benzema, G. Higuain, etc.

Considerando os dois elencos dos galácticos, surge uma questão: Qual foi melhor? C. Ronaldo já superou a quantidade de gols que Ronaldo “Fenômeno” marcou pela equipe merengue e Benzema já alcançou o mesmo numero de gols que “Zizou” marcou no campeonato espanhol. Percebendo que a dupla C. Ronaldo e Benzama alcançaram isso em menos tempo e em menos jogos que o francês e o brasileiro, podemos deduzir, ou não, que são melhores. Mas não esqueçamos que Zidane era meio campo, enquanto Karin é atacante (posição onde notavelmente o atleta assinala mais gols) e que a Genialidade de Ronaldo o fez consecutivamente 2 vezes melhor do mundo e por clubes diferentes. Não só isso, o ex-camisa 9 da seleção canarinho foi eleito uma terceira vez melhor do mundo atuando pelo clube de Madrid, foi campeão de 2 edições (94/02) da copa do mundo, participou de 4 copas do mundo e sua seleção alcançou a final 3 vezes consecutivas (94-02) e foi eliminada nas quartas de final em 2006 e Ronaldo se consagrou o maior goleador das copas, sendo o atleta que mais marcou, somando um total de 15 gols nas 4 edições.

Comparar os 2 elencos galácticos do Real é algo muito complicado, pois o atual elenco quebrou o recorde de gols do campeonato espanhol, quebrou o recorde de pontos mas, no mesmo ano que quebrou este recorde o Barcelona também quebrou e se consagrou campeão daquela edição e a principal estrela do Madrid atual é o jogador que mais marcou gols em uma só edição do campeonato espanhol. O antigo elenco, analisando individualmente seus atletas, pelas respectivas posições que atuam aparente ser N vezes superior. Descartando os remanescentes (Casillas e S. Ramos), os atletas que compunham o elenco da primeira década deste século, em comparação com o atual, tem prevalência absoluta em quase todas as posições, exceto uma: C. Ronaldo. Primeiramente porque, por ser meia, Cristiano deve ser analisado em comparação com D. Beckham, Luiz Figo ou Z. Zidane? Beckham era exímio batedor de faltas, característica também presente no português. Figo era um meia excepcional, com qualidades elevadas em dribles, finalizações, passes e visão de jogo. Contudo, o verdadeiro embate deve ser do português contra o francês. São verdadeiros maestros do jogo, conduzem a bola como atletas de vídeo game, driblam com precisão obtida por poucos atletas, finalizam com incrível precisão e força, cobram falta do mesmo modo, são bons em cabeçadas e possuem a condição de fazer o inesperado em lances “perdidos” e definir a partida.

Outra comparação muito comum é opor Cristiano Ronaldo ao Fenômeno. Porém, por atuarem em posições distintas e com estilos de jogo distintos (exceto a velocidade para ligar contra-ataques e a qualidade para driblar), o mais correto seria compara-lo a Zinedine Zidane. Neste caso, pela posição em campo, Ronaldo seria comparável a Benzema ou Higuain.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.