.

.

.

.
RSS

Décadas depois, a luta do Vascão continua: Hoje é o dia!

“Macaco!”, “Macaquito!!”. Santa ignorância. Semana passada o Vasco da Gama foi ao Paraguai enfrentar a equipe do Libertad, pela terceira rodada da fase de grupos da copa Libertadores. Um jogo para qualquer vascaíno ficar p... da vida com arbitragem e torcida local. Mas, enfim, o jogo acabou 1x1, arbitragem tem sempre essa polêmica de favorecer uns e outros, então o que foi a gota d‘água para os cruz-maltinos? A santa ignorância da torcida paraguaia em discriminar os zagueiros Dedé e Renato Silva, chamando-os de “Macacos”.

Novamente vêm à tona as características banais do ser humano. E é principalmente no futebol que, podemos enxergar melhor esses instintos. Por quê? Porque o futebol mexe com a emoção do homem, mexe com a ferocidade, alegria, violência e ódio, entre outros. Então se o Libertad ta levando uma puta pressão do Vasco, qual é o meio que o torcedor encontra para desestabilizar o adversário? Sendo racista. O que é absolutamente inaceitável. Novamente o preconceito entra em jogo. E eu repito: em pleno ano de 2012, nós ainda somos obrigados a ver esse tipo de atitude nojenta. Todos são iguais, independente da cor, todos somos seres humanos dignos de respeito.

E foi logo diante do Vasco da Gama que, os torcedores paraguaios resolveram cometer esse ato racista. Pois bem... Hoje é o dia do jogo de volta. Hoje é o jogo decisivo para o Vasco na Libertadores, em termos de classificação. E hoje também é o dia da torcida cruz-maltina reacender a luz que brilha na história do Vasco. Após os atos racistas, a torcida do Vasco prometeu resposta. Vejam bem, eu disse ‘resposta’, não vingança. A própria torcida já se mobilizou, com promessas de faixas, mãos e rostos pintados de branco e preto, canções a entoar no São Januário, entre outras coisas mais.

Esperamos que, hoje, o Vasco honre em campo, e fora dele, suas glórias e sua maravilhosa história contra o racismo. A missão do Gigante da Colina é ficar mais próximo da classificação. E a missão da torcida vascaína é ajudar o seu time a conseguir a vitória. De brinde, hoje os paraguaios ganharão uma aula antirracismo. E de preferência, que o ‘Mito’ possa retribuir o ‘carinho’ recebido no jogo de ida, com o que sabe fazer de melhor. Ficamos então à espera de um jogão e, principalmente, de uma linda festa em São Januário.



A luta continua Vasco!





*Crédito foto: (Gilvan de Souza)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.