.

.

.

.
RSS

O que faz de "Lionel" ser "Messi"?

Messi ou Johan Cruijff? O argentino precisa somente de mais alguns (5) gols para superar o maior artilheiro da história do Barcelona César Rodríguez, joga no clube desde 2004 e já conduz o time a uma atuação mais louvável que a do próprio “Dream Team” coordenado pelo holandês Cruijff. É imprescindível então comparar os 2. Vamos a analise:

Cruijff chegou ao Barcelona através da negociação mais cara do futebol até então: 5 milhões de florins. Este preço foi considerado tão alto que o governo espanhol não aceitou e foi preciso fraudar a compra de uma peça de máquina para que o holandês pudesse ir a Catalunha. Por outro lado, Lionel foi uma revelação do Barça, o jogador se formou nas categorias de base do clube, após sair da argentina que se encontrava em má situação financeira e precisando de um tratamento que os clubes argentinos relutavam em custear. Agraciado pelo custeamento de seu tratamento oferecido pelo Barcelona, Messi e sai família se mudaram para a Espanha, únicos gastos do clube para obter o craque argentino.

Johan passou 6 anos no time catalão, disputou 184 partidas válidas pelo campeonato espanhol e, nestas, marcou 61 vezes. Não se encontra na lista dos 10 maiores artilheiros de seu time e em votação feita na Espanha, os torcedores elegeram László Kubala como o melhor jogador dos 100 primeiros anos do Barça, período que Cruijff esteve no time espanhol. Messi esta na equipe que o revelou desde 2004 (9 anos até agora) e já disputou 312 jogos por “La Liga”, marcando 230 vezes.

Cruijff atuou e foi astro da “laranja mecânica”, seleção holandesa da década de 70, que apresentou um futebol revolucionário e disseminado para todo o mundo na copa de 74. O carrossel holandês encantou o mundo com a “flexibilidade” do futebol que apresentava e pela glamorosa condição que envolvia o adversário e dominava o jogo. Contudo, este grandioso período que ergueu a Holanda, da condição de uma simples seleção para uma potencia no futebol mundial, demorou a se consolidar. O período entre 1968 a 1970 serviu para “amadurecer a laranja”. Em 74, a laranja mecânica eliminou o Brasil nas semifinais e enfrentou um poderoso adversário na final: a Alemanha ocidental de Beckenbauer. O Brasil havia acabado de se consagrar tricampeão mundial na ultima copa e mantinha a base da mesma, mas já não contava mais com a presença do rei Pelé na seleção canarinho. A Alemanha ocidental por outro lado, contava com o exímio zagueiro Beckenbauer fechando a zaga e com Gerd Müller no ataque conduzindo seu time. Franz Beckenbauer e Gerd Müller são considerados os 2 maiores atletas, do século XX, da Alemanha. E Cruijff é considerado pela FIFA o 5° melhor jogador do séc. XX, logo atrás de Beckenbauer. A Alemanha ocidental acabou que por se consagrar campeã daquela edição da copa. Já Messi ainda não chegou a uma final de copa do mundo pela Argentina. É preciso dizer que Diego Armando Maradona é o 3° maior jogador do séc. XX pela FIFA e que sua brilhante atuação em copas do mundo foi logo em sua 2ª copa, a de 86. Lionel já disputou duas copas e ainda não consegui reproduzir o êxito de Maradona ou do Cruijff e chegar a uma final de copa do mundo pela seleção.

No Barcelona, Leo Messi conquistou quase todos os prêmios e quebrou quase todos os recordes individuais que um jogador pode conseguir. Sem dúvidas, ele é um jogador formidável mas, o fato de suas excepcionais atuações estarem vinculadas, especificamente, ao Barcelona pode nos levar a crer que o clube é que faz do jogador, já diferenciado, uma anormalidade no futebol. Por mais que exiba talento e possua boas qualidades, não consegue conduzir sua seleção à final de uma copa do mundo, coisa que seu compatriota, Maradona, fez. Aliás, a genialidade de Maradona esta estampada em todos os clubes que o craque passou: Seja do Napoli ao Barcelona (por onde também passou) ou pela seleção Argentina (ignorando 1982). Cruijff também estampou seu brilhantismo por onde passou, pelos clubes e pela seleção. Por isso estes dois jogadores estão no “Top Five” da FIFA, porque provaram que, independente do clube e de quais companheiros o cercam, são capazes de brilhar e encantar o mundo com sua capacidade de jogar. O argentino Messi ainda não demonstrou essa habilidade. Neste ponto, surge uma nova pergunta: Fora do Barcelona, “Lionel é Messi”? De fato ele é um grande jogador, mas é preciso indagar se não é o barcelona que o faz sensacional.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.