.

.

.

.
RSS

PONTAPÉ NACIONAL

PONTAPÉ NACIONAL

A Copa do Brasil, competição mais democrática do futebol brasileiro (por reunir times dos quatro cantos do país), tem seu pontapé inicial dado nesta quarta-feira (07), a 24ª edição do torneio é composta de 64 equipes, que por sua vez, tem como objetivo uma vaga para Copa Santander Libertadores.
Os clubes que começam como favoritos sempre estão ligados aos grandes centros como sul e sudeste. No entanto os times de menor expressão acabam chegando e surpreendendo, dificultando a campanha de equipes tradicionais, tornando assim, uma disputa cada vez mais acirrada. Confrontos da primeira fase.
Equipes com maior número de títulos:
Grêmio – 4 títulos 1989, 1994, 1997, 2001.
Cruzeiro – 4 títulos 1993, 1996, 2000, 2003.
Corinthians – 3 títulos 1995, 2002, 2009.
Flamengo – 2 títulos 1990, 2006.

NOVO FORMATO
Na edição de 2013, algumas novidades no regulamento prometem deixar o torneio mais competitivo, além da longa duração (março a novembro), as equipes classificadas para libertadores também tem vaga garantida. Sendo assim o número de participantes passa de 64 times para 86 equipes.
Principais Mudanças:
- A competição deixa de ser disputada apenas no primeiro semestre, e passa ser de março a novembro;
- Os clubes classificados para Copa Santander Libertadores terão vaga garantida para o torneio nacional, no entanto estes começam das oitavas de final da competição;
- Todas as equipes das séries A e B de 2012, estão classificadas para Copa do Brasil 2013;
- Além da vaga para Libertadores já tradicional (para o campeão da Copa do Brasil), temos outra mudança, e, está ligada a primeira fase da Sul-americana (anteriormente os clubes brasileiros se enfrentavam na fase eliminatória), que não irá mais existir, pois as quatro equipes participantes serão definidas dentro do Campeonato Brasileiro 2012 e Copa do Brasil 2013. Por exemplo: Os clubes eliminados da Copa do Brasil antes de começar a competição da Conmebol, serão indicados, e os quatro mais bem colocados no Brasileirão de 2012 e eliminados do torneio é quem conquista as vagas na Sul-americana.
- O número de participantes deixa de serem 64 times e passa para 86, destes clubes, seis são equipes que estarão na Libertadores (classificados no Brasileiro 2012), caso apenas cinco clubes estejam classificados, a CBF irá convidar o líder no ranking nacional. Os 80 clubes que iniciarão a competição disputando em sete fases até sobrarem 10 equipes, se juntaram em seguida com os seis da Santander Libertadores para as oitavas de final da Copa do Brasil.















  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.