.

.

.

.
RSS

De fora da área


11 anos sem vencer fora do Brasil. Esse era o tabu do Vasco que teve fim na última terça-feira (03/04/12). A equipe vascaína foi até o Peru enfrentar o Alizanza Lima, no estádio Alejandro Villanueva, em partida válida pela quinta rodada da Taça Libertadores da América. A equipe não apresentou um bom futebol, passou sufuco, mas venceu graças a dois golaços de Fellipe Bastos.

Com a vitória o Vasco assumiu a liderança isolada do grupo 5 e ficou muito próximo da classificação para as oitavas de final da Libertadores, podendo obter a vaga antecipadamente, caso o Libertad-PAR derrote o Nacional-URU nesta quinta-feira (05/04). 

Pela Libertadores, o Vasco vai ao Uruguai enfrentar o Nacional no dia 12/04. No mesmo dia os peruanos, já eliminados da competição, recebem Libertad do Paraguai.

CURIOSIDADE

Antes da vitória contra o Alianza Lima, o último triunfo da equipe cruz-maltina havia sido contra o Deportes Concepción, no Chile, em partida válida pelas oitavas de final da Libertadores da América de 2001. Na ocasião, o Vasco derrotou os chilenos por 3 a 1.

De lá pra cá, haviam sido disputados 10 jogos, sendo apenas 2 empates e 8 derrotas.
  • Boca Juniors (ARG) 3 x 0 Vasco - 30/05/2001 - Libertadores
  • Universidade Católica (CHI) 2 x 1 Vasco- 24/07/01 - Mercosul
  • Cerro Porteño (PAR) 2 X 1 Vasco - 21/08/2001 - Mercosul
  • Boca Juniors (ARG) 2 x 2 Vasco - 25/09/2001 - Mercosul
  • Lanús (ARG) 2 x 0 Vasco - 19/09/07 - Sul-Americana
  • América (MEX)2 X 0 Vasco - 10/10/2007 - Sul-Americana
  • Aurora (BOL) 3 X 1 Vasco - 05/10/2011 - Sul-Americana
  • Universitário (PER) 2 x 0 Vasco - 02/11/2011 - Sul-Americana
  • Universidad de Chile (CHI) 2 X 0 Vasco - 30/11/2011 - Sul-Americana
  • Libertad (PAR) 1 x 1 Vasco - 14/03/2012 - Libertadores
O JOGO

Como se esperava, os donos da casa, precisando da vitória para ainda sonhar com uma possível classificação, tomaram a iniciativa e foram em busca da vitória. Nos primeiros minutos o Alianza impôs seu ritmo e logo aos 6 minutos, após um corte do zagueiro Renato Silvia, Gonzáles pegou a sobra, matou no peito, deixou quicar e mandou uma bomba por cima do gol defendido por Fernando Prass. Logo em seguida Bazan arriscou de fora da área, mandando também por cima do gol. Aos 8 minutos, uma das raras investidas do Vasco ao ataque, Alecsandro arriscou de fora e obrigou o goleiro Libman a fazer uma boa defesa.

A equipe do Alianza buscava a todo o momento o ataque, porém esbarrava em sua própria limitação técnica. Sem jogadores criativos e que pudessem desequilibrar a partida, a 'pressão' peruana ficava em passes laterais rápidos, mas sem finalizações. Foi então que veio o castigo. Aos 16', Fellipe Bastos, em sua especialidade, arriscou de fora da área, à bola contou com um desvio que mudou sua trajetória encobrindo o goleiro Libman. 

ALÍVIO VASCAÍNO

 O gol não mudou muita coisa no jogo. O Alianza se manteve no ataque, e o Vasco, sentia muito a má atuação de Felipe e Diego Souza, que eram fundamentais para as jogadas ofensivas. Sem muitas chances, o Alianza permaneceu tocando bola e buscando uma brecha na zaga vascaína que apareceu aos 28', quando Ibáñes cabeceou rente à trave. Oito minutos depois, Hurtado recebeu no meio da área de finalizou por cima do gol, assustando a torcida vascaína.



Na segunda etapa, parecia que a pressão dos mandantes iria se manter, pois logo no primeiro minuto, Hurtado recebeu um lançamento, invadiu a área e foi derrubado, porém o árbitro mandou seguir. A partida se manteve morna até 18 minutos, quando Diego Souza resolveu entrar no jogo, e após cobrança de falta de Fellipe Bastos, o meia cabeceou com muito perigo. Aos 20', Éder Luis fez uma grande jogada individual e cruzou para Diego Souza que com o gol aberto, chutou em cima do zagueiro, perdendo uma chance clara de gol. A equipe vascaína passou a ensaiar uma pressão e aos 21', em outro cruzamento de Fellipe Bastos, Dedé cabeceou na trave.

NA GAVETA

Fellipe Bastos estava iluminado, já tinha deixado seu gol, de seus pés saíam as melhores jogadas, mas parecia que isso não bastava. E aos 25 minutos, Éder Luis rolou para o volante que acertou um balaço de fora da área, colocando a bola do ângulo direito do goleiro Libman. Que golaço! 

Com 2 a 0 no placar, a equipe brasileira passou a tranquilizar o jogo. Sem muitas investidas ao ataque, segurando o resultado. O Alianza Lima só veio assustar aos 30', em chute de Fernandéz, o goleiro Fernando Prass fez uma grande defesa, se esticando no cantinho esquerdo e espalmando para escanteio. Após uma falha infantil da zaga do Vasco, a partida passou a pegar fogo. Renato Silva tenta afastar, mas chuta em cima de Felipe, a bola sobrou para Curiel que mandou para o fundo do gol, 2 a 1.

Aos 37, cruzamento na área do Vasco, Fernando Prass saiu para afastar, se chocou com Arroe, o juiz nada marcou e na sobra o peruano chutou para o gol e Allan, em cima da linha, salvou a equipe do Vasco. Aos 45', mais um lance de perigo, Viza avançou pelo meio e chutou no cantinho, assustando os vascaínos.

QUE FEIO NILTON...

 O jogo que já estava 'pilhado', esquentou mais ainda quando Nilton chegou para dividir com Carmona, levantou demais o pé e acertou as travas da chuteira na cabeça do adversário. O lance gerou uma pequena confusão e o volante do Vasco acabou sendo expulso. Aos 50', o alívio vascaíno com o apito final.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.