.

.

.

.
RSS

Em busca do sonho


(Foto: Miguel Schincariol).

E finalmente o Corinthians espantou o fantasma das oitavas de final que já o assombrava há 12 anos. Em 2003 e 2006 o carrasco foi à equipe argentina River Plate. Já em 2010, apesar de ter feito a melhor campanha da primeira fase, a equipe paulista caiu diante do Flamengo. E em 2011, o maior fracasso da história do Corinthians na competição, quando foi eliminado pelo Tolima-COL ainda na Pré-Libertadores.

Mas ontem o clima estava diferente. Depois de empatar em 0 a 0 no Equador, para o Corinthians só a vitória interessava, já que o mesmo placar do jogo de ida levaria o confronto para os pênaltis e um empate com gols classificaria o Emelec. 

O JOGO:

A SORTE JOGANDO À FAVOR

A partida começou do jeito que todos esperavam, com um Corinthians superior, tomando a iniciativa das jogadas, buscando o gol desde o primeiro minuto. E um Emelec precavido, recuado, esperando uma falha corintiana para contra-atacar. A iniciativa do Timão surtiu efeito logo aos 7', depois que Alex, do campo de defesa, com uma maravilhosa visão de jogo lançou Emerson Sheik pela esquerda, o atacante carregou, prendeu a bola e tocou para a chegada de Fábio Santos, que contou com sorte, afinal nem tudo no futebol é técnica, e aos trancos e barrancos o lateral conseguiu empurrar para o fundo das redes, 1 a 0 Corinthians.

Era tudo o que todos os torcedores alvinegros queriam. Um gol logo no início para tranquilizar o time e fazer com que os equatorianos saíssem mais em busca do empate. Mas tranquilidade, para um clube que não avançava das oitavas a 12 anos, não era o que mais se encaixava no contexto, até porque um gol do Emelec podia ser uma tragédia para os corintianos. Por isso os brasileiros se mantiveram no ataque, buscaram, tentaram, finalizaram, mas o segundo gol dava sinais de que não sairia tão facilmente. 

Aos 21', Paulinho matou a bola no peito, dentro da grande área, encheu o pé, mas Dreer fez uma defesa brilhante, evitando o segundo gol. Logo em seguida, em outra jogada armada por Alex, o meia achou Sheik na esquerda que cruzou, o atacante Willian se antecipou do zagueiro, mas finalizou para fora. Aos 40', Danilo ajeitou de cabeça para a pequena área, novamente Paulinho apareceu, cabeceou com categoria e mandou a bola na trave, desperdiçando uma chance incrível para o Corinthians.

Com uma primeira etapa tranquila e totalmente dominada, o Timão foi para o intervalo com a vantagem mínima no placar e com a sensação de que podia ter criado uma vantagem maior.

A etapa final se iniciou de forma diferente, o Emelec que foi envolvido no primeiro tempo, passou a gostar do jogo e a tentar assustar o Corinthians. No primeiro minuto, o zagueiro Chicão chegou solando e o árbitro marcou tiro livre-indireto. Na cobrança a bola foi rolada para Valencia, que chutou forte à meia altura e obrigou o novo titular do Timão, Cássio, a fazer uma grande defesa colocando a bola para escanteio.

O ALÍVIO?

(Foto(Foto: Ari Ferreira).
A equipe da casa não conseguia encaixar seu jogo, errava muitos passes e saía muito do campo de defesa na base de chutões, o que facilitava para os defensores do time equatoriano. Aos 19', Chicão cobrou falta da intermediária e dessa vez o volante Paulinho não perdoou, desviou de cabeça mandando a bola no cantinho do gol defendido por Dreer. Delírio da fiel torcida no Pacaembu.

Apesar do gol, a torcida se mostrava ainda apreensiva com o resultado. Afinal 2 a 0 é um placar perigoso. Mas essa apreensão se devia mais pelo currículo corintiano na Libertadores do que pela atuação da equipe. Depois de ampliar o time recuou e passou a apostar em jogadas de contra-ataque. Esse recuou exigiu um pouco mais do goleiro Cássio, que mostrou personalidade em todos os lances em que foi exigido e já está caindo nas graças da fiel. 

AGORA SIM! CLASSIFICADO!

(Foto: Marcos Ribolli).

Aos 40', se alguém ainda tinha dúvidas da classificação corintiana, Alex se assegurou de deixar bem claro que o Timão estava mais vivo do que nunca. Após uma bela inversão de jogo de Emerson Sheik, Danilo recebeu na esquerda e tocou para a chegada de Alex que dominou, invadiu a área e bateu na saída do goleiro, 3 a 0 e o Pacaembu estava em festa.

Antes do apito final, os equatorianos tiveram um gol bem anulado. Quando De Jesús, em posição irregular, pegou a sobra do goleiro Cássio e mandou para as redes.

O Corinthians terá pela frente uma equipe brasileira, o Vasco, que se classificou com muito sufoco nos pênaltis diante do Lanús. A expectativa é de um grande espetáculo, afinal é o confronto entre o campeão e o vice-campeão do Brasileirão de 2011 e a promessa é de dois jogos muito equilibrados e cheios de emoção.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.