.

.

.

.
RSS

Gol do capital!





Em outras épocas, o círculo futebolístico vivia os seus tempos de arte, aquilo que titulávamos de “bel prazer esportivo” hoje se sintetiza em merchandising. 
"Para estufar esse filó" já diria Chico Buarque, mal sabia que agora esse filó tem certo preço a ser pago.
Outrora os tempos da altiveza esportiva, grandes atletas, aqueles os quais não foliavam de um clube para outro em busca de alguns milhões, prestígio e notoriedade.
A arte, a formosura, seja do futebol ou de qualquer esporte, tende a apagar-se sob o toque irrefutável do capital.
Na Europa e em todo o planeta as grandes equipes são hoje utilizadas para a manipulação e lavagem de dinheiro, agiotagem, estando a serviço das empresas patrocinadoras e dos impérios televisivos. A Copa do Mundo se destina a isso em primeiro lugar.
Nas categorias de base, por exemplo, os jovens jogadores são apenas objetos utilizados por investidores e especuladores que “cuidam dos atletas” para depois vendê-los e faturar fabulosas quantias. Os atletas são nada mais que ações no mercado financeiro esportivo.

O proveito na produção capitalista é acertado por uma insignificante minoria, embora a produção seja coletiva. O futebol também é coletivo, mas enquanto a humanidade permanecer sob as regras e a força da exploração capitalista, ele tenderá sempre, como tudo, a extinguir-se. Alguns poucos ganham enquanto a arte e sua essência são apagadas em benfeitoria dos que acumulam mais e mais dólares.

Os jogadores de futebol são adestrados para aceitar essa dialética perversa e destruidora, um ou outro chega ao auge e enrica. A ampla maioria desparece.
Um dia, quando nascer uma nova sociedade fundamentada na fraternidade e na igualdade, nascerão centenas de Reinaldos e Sócrates que de punho erguido, quando comemoravam seus extraordinários gols, homenageavam o socialismo.
Quando a classe proletária e todos os oprimidos do mundo erguerem seus punhos, principiará a época das grandes mudanças, a produção e a apropriação de toda riqueza gerada será coletiva, o futebol voltará a ser realmente coletivo e as artes virão a florescer.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.