.

.

.

.
RSS

Falta seriedade.


Hoje aconteceu o esperado Ballon d'Or, da FIFA, que premia os melhores jogadores e técnicos do ano. Há quem concorde, há quem não, com Messi ter ganho novamente. Mas uma coisa me chama a atenção: qual é o critério que o órgão usa para eleger o melhor do mundo? Os títulos que o jogador ganhou com sua equipe e seleção ao longo da temporada, ou o talento individual? Messi e Cristiano Ronaldo são incríveis individualmente, e por isso foram indicados, visto que não ganharam grandes competições; o português ganhou um título melhor - o espanhol - e Messi, apenas a Copa do Rei. Iniesta não se destaca como os outros dois individualmente: não é um atacante, nem vive fazendo gols incríveis, nem dá dribles desconcertantes como os outros, mas é muito importante na seleção espanhola e no Barcelona, e ganhou com seu país a Eurocopa, um título de maior peso.

Analisando o individual e os títulos, Iniesta não seria, então, o mais completo? E Cristiano Ronaldo, por ser excelente jogador e ter ganho um título importante (o espanhol), não deveria ser eleito melhor que Messi? Ao meu ver, falta critério de avaliação; até porque se Messi e Cristiano Ronaldo foram indicados por seu talento individual, Neymar merecia estar na lista dos 3 melhores, pois individualmente é melhor que Iniesta. Olhando pelo lado dos títulos conquistados, a FIFA esqueceu da UEFA Champions League, visto que só levou em consideração jogadores que atuam na Espanha. Barcelona e Real Madrid são incríveis, mas não foram os melhores times da temporada e não mereciam ter tamanho destaque quando nomearam a "Seleção do mundo". Aliás, o termo correto seria "Seleção da Europa": a escolha é preconceituosa, esquece que há futebol fora da Europa; e agora não valoriza nem o futebol fora da Espanha.

Segue a lista com os melhores jogadores do ano, com apenas um jogador (Neymar) que atua fora da Europa:


Os méritos de Drogba foram enormes, ele foi protagonista da vitória do Chelsea sobre o Bayern, na final da Champions League; e o jogador ficou uma classificação abaixo de Pirlo. O que o italiano fez e conquistou para conseguir a 7ª posição? Neymar ficou em 13º, van Persie, o artilheiro do campeonato Inglês, está em 9º, Balotelli, campeão do English Premier League ficou em 23º e Robben, vice da UEFA com o Bayern de Munique, nem sequer entrou na lista. Ainda em comparação com Pirlo: a importância de Neymar para o Santos, e a habilidade dele não o torna melhor que o italiano? van Persie e, Balotelli e Robben também não mereciam estar melhor posicionados? A lista está cheia de irregularidades, ao meu ver.

A cada ano, essa premiação perde sua credibilidade, pois não é levada a sério. A FIFA não é parcial: valoriza a Europa e a Espanha, e não os melhores jogadores ao redor do Mundo. O Ballon d'Or trata-se, agora, de uma solenidade que só serve para alimentar discussões sobre Messi ser, ou não, melhor que Cristiano Ronaldo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.