.

.

.

.
RSS

Os bons filhos a casa tornam



Alexandre Pato, Renato Augusto e Lúcio retornaram. Provavelmente, Elias se juntará à caravana dos jogadores que estão saindo da Europa rumo ao Brasil. Dentre os quatro citados, o único que se deu bem 'lá fora', foi o veterano zagueiro Lúcio. E mesmo assim se te perguntarem onde o xerifão fez história, é bem provável que você diga na Seleção Brasileira, não no Bayern de Munique ou na Internazionale.

Os brasileiros que atuam fora do país estão retornando, muitos ainda jovens e com uma instabilidade enorme na carreira.

Afinal, o que faz o exterior ser tão atrativo?

Hoje é muito comum as futuras promessas do futebol brasileiro desejarem jogar fora do Brasil. Não digo nem em grandes clubes, pois já vi muitos irem pra onde Judas perdeu as botas, jogar na 2ª divisão...
O que importa hoje não é o futebol e sim quanto o cara vai ganhar. O dinheiro fala mais alto e a safra de jogadores que sonham em entrar para a história do futebol é cada vez mais rara. Não importa se você é contratado para ser titular ou reserva de um clube da primeira ou quarta divisão dos piores campeonatos de futebol do mundo, contanto que o jogador receba uma tonelada de dinheiro, tudo vale.

Não menosprezo o campeonato Chinês, Japonês, Russo ou qualquer um que seja, todos tem sua importância dentro de seu país, mas é sacanagem ver uma grande promessa do Brasil, sair de um dos mais disputados campeonatos do mundo, sendo convocado pra Seleção Brasileira, e ir jogar na Rússia, como foi o caso do volante Jucilei, ex-Corithians. Resultado? Está ganhando o dinheiro dele, mas não voltou a ser convocado e está completamente esquecido. 

Esse é o diferencial dos clubes de fora. Dinheiro. Quantos já não foram jogar no Qatar? O motivo só pode ser dinheiro né?!

Outro exemplo é do atacante Robinho, uma das maiores decepções do futebol brasileiro.

Não consegue mostrar o seu futebol desde que saiu do Santos. Passou por Real Madrid, Manchester City, retornou ao Santos, por empréstimo, e agora está no Milan. Incrível como sempre foi convocado pelos treinadores que passaram pela Seleção, mesmo que, na maioria das vezes, não merecesse. E logo deve estar de volta ao futebol brasileiro. Ganhou muito dinheiro, em um curto período fez sucesso, mas não entrou para história.

Se pararmos para pensar como seria a carreira do volante Elias, se não tivesse saído do Corinthians rumo ao Atlético de Madrid? Provavelmente teria uma Libertadores e um Mundial no currículo. O que ganhou na Europa? Experiência. E agora pode ganhar uma chance de voltar a jogar o seu verdadeiro futebol pelo Flamengo.

O exterior não reserva flores para todos. Se não jogar, tá na rua, simples assim. Tantos se iludem por acharem que lá vão ter o mesmo tratamento que tem aqui. Mas, na verdade, não valem absolutamente nada desde o momento que chegam. Só serão valorizados se derem resultado.

A questão é que a mentalidade tem que mudar, o campeonato e os clubes brasileiros devem ser mais valorizados pelos jogadores do próprio país. A paixão pelo esporte deve voltar a ser prioridade para os atletas, não ganhar fortunas sem nem sequer ser lembrado pelos torcedores dos clubes que defendeu. 

Não estou dizendo que os sonhos pessoais de cada jogador, como joga fora do país, não devam se realizar, que eles devem ficar no Brasil. Todos tem esse direito, é obvio, mas que saiam para entrar para história do futebol. E que tenham mais carinho com o futebol nacional e seus clubes. 

Temos exemplos de jogadores fantásticos que não precisaram sair do país para serem reconhecidos pelo seu trabalho, como Rogério Ceni e Marcos. Dois goleiros com carreiras brilhantes em seus clubes. Esses sim, serão eternizados, lembrados como ídolos. 

Imagine como pode ser a carreira do Neymar sem sair do Santos, imagine como seria se todos os craques que revelamos ficassem no Brasil, como seria ainda mais emocionante o futebol brasileiro.

Temos um dos melhores campeonatos do mundo e revelamos jogadores espetaculares todos os anos. A combinação é perfeita. E neste inicio de 2013 estou muito feliz em ver jogadores de alto nível retornando ao Brasil. O Campeonato Brasileiro deste ano promete ser muito emocionante e recheado de craques. Espero que com isso os garotos que estão começando agora possam vir com uma nova mentalidade, dando mais valor para seu país, que comecem buscando mais que dinheiro e possam fazer história no futebol.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 Comentários:

Arthur Holanda disse...

Você tem razão, talvez o futebol brasileiro estivesse melhor hoje se tantos craques não saíssem do Brasil em busca apenas de dinheiro sendo esquecidos como ''nada'' no exterior, talvez seja por isso que essa crise tão grave esteja acontecendo no nosso tão prestigiado futebol, é para refletirmos mesmo sobre essa triste, porém revogável situação... excelente texto, parabéns!

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.