.

.

.

.
RSS

Um império que desmorona


Histórica. Assim pode ser encarada a massacrante derrota do Barcelona, diante dos alemães do Bayern de Munique na tarde desta terça-feira de Champions League. Futebolisticamente falando, é como se o Império de Roma tivesse caído. Não, não é exagero. É fato.


Confesso que ainda estou completamente extasiado com a vitória do Bayern. Não somente pelo resultado, que realmente impressiona, pois o adversário não era qualquer um, era o TODO PODEROSO BARCELONA, mas sim pelo bola jogada pelos alemães. Foram mágicos!

Foto: AP
A equipe espanhola parecia não ter entrado em campo. E quando falo equipe, não estou me referindo só ao Messi. É verdade que ele também não jogou nada, mas o mesmo deve ser aplicado à Xavi, Iniesta, Alba, Pedro, Sanchez, Alves...enfim, ao TIME TODO.

E o que dizer do terceiro gol, marcado pelo holandês Robben? Uma pintura!

Não pelo gol em sim, mas pela sua construção. Reparem que, no começo do lance, o Ribery deixa o Messi no CHÃO.

C-H-Ã-O!

Como se não bastasse o argentino caído, a pedalada do 10 bávaro entortou legal o Jordi Alba que, pra completar a presepada, caiu depois de uma "chegadinha marota" do alemão Thomas Müller, outro que acabou com o jogo, para a alegria do amigo Leon Azevedo.

E por qual razão isso aconteceu? Como foi possível o BARCELONA, do MESSI, ser humilhado dessa forma? Será que foi um dia sem inspiração? O Guardiola faz mesmo tanta falta assim? O Barcelona já não é um time imbatível? Ou finalmente os adversários aprenderam a lidar com a ameaça catalã?
Explicações, existem várias. Vamos ver a opinião de alguns colegas desse blogueiro ausente que vos escreve.


"Já faz tempo que o Barcelona não é mais aqueeeela equipe, mas esse time do Bayern é brincadeira, pô. O Barcelona nunca foi só o Messi, mas também não acho que a perda do Guardiola foi fundamental para isso. O conjunto sempre foi muito forte, mas nada é eterno. Os outros times deixaram de temer os espanhóis".


"Nenhum dos outros 3, que estão na semi, têm time pra bater de frente com o Bayern. Continuo afirmando que a final será Bayern x Borussia. Quanto a fase que vive o Barça, pra mim, acabou o encanto com a saída do Guardiola. O time não tem mais aquela consistência e confiança de uns anos atrás. Principalmente com a baixa estatura, sofrendo, consequentemente, muito nas jogadas aéreas. O Real Madri já aprendeu a explorar isso. O Bayern também utilizou isso nos 2 primeiros gols e, depois, botou na roda. Acredito que falte um goleiro decente ao Barcelona, Valdes é muito fraco. Mas, antes de tudo, é preciso ter uma zaga. A atual zaga do Barça é uma mãe. Um Thiago Silva aí já faria uma senhora diferença”.


“Acho que os dois. Messi bichado é a maior prova, pra mim, que o Barcelona depende muito mais dele do que o inverso - como muitos fazem questão de defender. E o Guardiola é muuuuito mais técnico que o Vilanova. Pra mim, já era, estão eliminados. Esse Bayern está muito mais forte que os times das temporadas anteriores (do  4 a 0 para o Barça em 2009 e o que perdeu para o Chelsea em 2012), seja mentalmente, seja taticamente”.


“Bom, como em todo obstáculo, nós temos que nos adaptar para vencermos. O Barça reinou enquanto ninguém se adaptava, enquanto ninguém criava uma tática capaz de sobrepor a tática espanhola. A partir do momento que o Chelsea conseguiu isso, o futebol se reciclou e vai continuar se reciclando. Futebol se ganha com bons jogadores e boas táticas, como em toda batalha. É um ciclo”

É, meus queridos!

A opinião sábia dos amigos só confirma aquilo que eu também penso já faz algum tempo: O Barcelona já não é mais o bicho-papão do mundo do futebol. É claro que ele ainda assusta, e muito, porém, se mostrou não ser imbatível.

Posse de bola é muito importante, porém é preciso fazer coisas produtivas com ela. Não adianta ciscar o jogo todo, prender a redonda, e não produzir. O Bayern não precisou ter 500% de posse de bola para fazer 4 gols. Só precisou ser objetivo enquanto esteve com ela, provando que ser eficiente é melhor do que ser “chato”.

Foto: EFE
Honestamente, não acredito que os alemães percam a vaga. O Barcelona precisa ser impecavelmente perfeito para conseguir sua classificação. É impossível? Não, não é.

Porém, esse time do Bayern não me parece ser amarelão. Eles estão com aquela cara de menino travesso, que vai querer aprontar mesmo com as quase 100 mil pessoas que estarão no Camp Nou na próxima semana.

Pois é. Podemos ter presenciado sim, a queda de mais um império. Não um império tirano, opressor e intimidante. Mas sim do império do encanto, do envolvimento, do “jeito Barcelona de jogar”, que tanto foi aclamado pela mídia esportiva mundial.

É por isso que o futebol é tão fantástico.

Se você assistiu ao jogo, você deve entender o que estou falando.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.