.

.

.

.
RSS

O fator Pirlo

Não, a Itália não é, nem de longe, a seleção mais forte dessa Copa das Confederações. É um elenco muito bom, que vem se renovando, aos poucos, vai encontrando uma cara legal, e pode sim ser encarada como aspirante ao caneco. Lógico que o italiano fica confiante, mas não de maneira exagerada. Acredito que todos lembram do baile sofrido diante da Espanha, na Euro do ano passado, quando o time parecia "pronto".

(Foto: André Durão)
A Azzurra estreou na competição com, na tese, a terceira força do Grupo A. Os mexicanos, chatos algozes brasileiros, não vivem uma fase muito boa. Assim como a seleção do Uruguai, os conterrâneos de Chaves e Seu Madruga vivem de lampejos de alguns bons jogadores, como é o caso de Chicharito, Giovani dos Santos e Andrés Guardado. Convenhamos, pouco pra quem quer ser considerada "concorrente".

Do lado italiano, viu-se um time mais jovem, mais disposto e com mais toque de bola. Com um esquema tático moderno, que procura extrair o melhor de seus jogadores, o competentíssimo Cesare Prandelli está com uma equipe bastante competitiva nas mãos. Na defesa, nomes consistentes como Chiellini e Barzagli, que apesar da falha no gol mexicano, é um ótimo zagueiro. No ataque, o sempre polêmico Balotelli, sendo municiado pelos bons Giaccherini e Marchisio.

Mas o melhor do time está, sem dúvidas, na parte mais central do gramado. É lá onde a estrela maior da Squadra brilha. O velho, mas quase sempre decisivo, Andrea Pirlo, soberano na meia-cancha, ditando o ritmo da partida. Com passes precisos, e um gol de falta magistral (mais um, diga-se de passagem), o jogador se mostrou o líder de uma nova e promissora Itália.

Itália essa que fez um bom jogo, correu, criou, e mereceu vencer. Balotelli, como sempre, muito perigoso, foi o mais acionado lá na frente, e incomodou bastante o goleiro Corona. Fez o dele no fim, garantindo o triunfo azul. Mas o grande barato Italiano é ter Pirlo.

Consciente em praticamente tudo que faz, o cara, mesmo com 34 anos, e sendo volante, é o principal jogador do time, seu cérebro. Sorte deles ter um cara assim. Nós mesmo não temos. Nossa responsabilidade está nas costas de meninos, que são bons, mas ainda não tem experiência.

Com os mesmos três pontos brasileiros, a Itália largou na Copa das Confederações. Respeito muito o México e o Japão, mas será muito difícil que os comandados de Pirlo e Prandelli não se classifiquem junto com o Brasil. A competição começou muito boa, mas vai ficar espetacular quando começar o mata-mata. Ali é que vamos ver quem é quem, e até onde essa turma pode chegar.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.