.

.

.

.
RSS

Aparando as arestas

(Foto: Getty)

O Brasil estreou bem. Porém o golaço do Neymar logo no início mudou o panorama que era esperado para a partida e mascarou a grande dificuldade que a Seleção apresenta para armar as jogadas.

Tenho uma visão de que quando os zagueiros se tornam 'meias armadores' algo está errado. Já que não temos um meia organizador de jogadas, a equipe apresenta grandes dificuldades contra os times que jogam atrás da linha da bola. Então a saída encontrada pelos comandados por Felipão é a manutenção da posse de bola e as jogadas com os laterais.

A ideia é excelente na teoria. Só que o Brasil continua fazendo da forma errada, especialmente pelo lado direito. A saída de bola da Seleção é muito lenta e diversas vezes a bola passa pelos zagueiros, que ficam com a missão de distribuir as jogadas, já que a movimentação dos jogadores de frente é falha. Sem movimentação e com uma saída de bola lenta, o Brasil se torna muito limitado e dependente de um lampejo do Neymar.

O lado esquerdo do Brasil foi quase perfeito. Alternando a movimentação, Neymar, Oscar e Marcelo foram fundamentais na criação das principais jogadas da equipe. Especialmente com tabelas rápidas e objetivas. O que pouco acontecia do lado direito, pela pouca eficiência de Hulk e Daniel Alves, que erravam muitos passes e, quando acertavam, não davam continuidade na jogada. O lateral foi um dos piores em campo e já não é a primeira vez que insiste em manter uma postura totalmente oposta da praticada no Barcelona.

A Seleção, em geral, foi bem. Pecou em certos momentos, o que é natural para um time ainda em formação, mas soube matar a partida nas oportunidades que surgiram. Golaço do Neymar, Paulinho aparecendo com sua maior característica, Oscar mostrando que pode ser decisivo e levar o time para frente e Jô comprovando a boa fase que vive. Três a zero com um saldo positivo, com mais acertos do que erros. 

Contra o México o cenário pode ser melhor. Se imprimirem mais velocidade, usarem e abusarem do setor esquerdo, o Brasil deve dominar as ações do jogos. Estamos no caminho certo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.