.

.

.

.
RSS

"Escola Barcelona"


Quem ainda não ouviu essa expressão: “escola Barcelona”?  Acontece que a mídia insiste em repetir essa expressão e exaltar essa fictícia escola. O modo como a equipe catalã joga, hoje, realmente encanta o mundo e diferencia-se das demais equipes, porém, já foi possível observar algo muito idêntico em várias outras equipes, mas em épocas distintas. O que o Barcelona faz hoje, não diferencia-se da época do “Dream Team”, outro grande plantel que o próprio “Barça” conseguiu montar, com Johan Cruyff e outros craques.
Próximo ao ano de 74, surgia outra grande equipe com esta mesma filosofia de jogo.  Tratava-se da “laranja mecânica”, a tão famosa seleção da Holanda (que também detinha Johan Cruyff) que ficou conhecida por sua capacidade de envolver seu adversário com uma troca de passes fenomenal, o tão famoso “carrossel holandês”.

Em meados da década de 80 e no começo da década de 90, foi a vez do Milan montar uma equipe que sobrepujasse seu adversário com um futebol claramente superior. O time dos # holandeses, como ficou conhecido, era capaz de fazer seu adversário jogar, boa parte do confronto, atrás do meio campo, sem conseguir arrancar ao ataque.

Voltando a falar de seleção, qual outra seleção consegui repetir o sucesso da equipe de Pelé, Campeã de 3 edições da copa do mundo? A equipe de pele tinha uma capacidade extraordinária para jogar trocando passes ou encurralando seu oponente através de uma monstruosa sequencia de dribles. Quando juntos, Pelé e Garrincha jamais perderam um confronto. 

Ainda falando de seleções, o que podemos dizer a respeito dos “mágicos magiares”? A famosa seleção da Hungria que chegou a uma final de copa do mundo. Seu astro, um dos maiores jogadores da história da Europa, Ferenc Puskas, naturalizou-se espanhol e novamente foi astro de seu time nacional, alcançando mais uma vez a final de uma copa do mundo.

O Barcelona é uma equipe que esta diferenciada e, é lógico, que sua filosofia e sua base contribuíram muito para que a equipe alcançasse tal sucesso, mas não possui uma base monstruosa nem uma filosofia milagrosa que deva ser seguida por todo o mundo. O devido sucesso da equipe se deve ao elenco do clube que conta com Xavi, Iniesta, Messi, Villa, Sanches, Puyol, etc. O elenco atual do clube catalão conta com o maior artilheiro da história do clube e com o maior artilheiro da história da seleção espanhola (Messi e Villa, respectivamente). A alta média de gols da equipe deve-se a qualidade de seus jogadores, embalados pelo modo como jogam mas, o modo como jogam não pode ser superior a técnica individual de cada atleta. Se o barcelona conta realmente com uma filosofia “mágica”, porque o sucesso do clube só veio nesses últimos 5 anos? É simples, isso ocorre porque não é todo ano que surge um Messi, um Xavi (que só começou a jogar no nível que se encontra depois de velho), um Iniesta (etc.) na mesma equipe. Se analisarmos as equipe passadas, veremos que o sucesso deve-se aos jogadores, não aos clubes e suas filosofias, pois Puskas foi astro das 2 seleções por onde jogou e alcançou a final de copa do mundo, além dos clubes que jogou, Cruyff era o principal jogador do “dream team” e da “laranja mecânica”, os 3 holandeses do Milan conquistaram sua glória pela equipe rossonera e pela seleção da Holanda que contava com outros craques geniais, Pelé é considerado o maior jogador do sec. XX, fez sucesso por todos os clube onde passou e há historias reais, porém míticas a seu respeito.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.