.

.

.

.
RSS

Clube de Regatas Bagunça



A recusa de Riquelme a jogar no Flamengo explicita mais ainda uma coisa que na verdade já é clara a muito tempo: O Flamengo sofre, e muito, por conta da sua má administração. Por mais que o argentino tenha falado que suas razões para não vir jogar no clube da gávea tenham sido "futebolísticas", o futebol de hoje é reflexo da diretoria de ontem. Pelo menos essa é a opinião desse que voz escreve.

Quando assumiu no fim de 2009, a atual presidente Patrícia Amorim, teve a sorte de já começar o mandato sendo campeã Brasileira, que acredito só serviu para mascarar a "verdadeira verdade" rubro negra. O ano de 2010 começou com cara de que ia dar certo, afinal de contas um ataque que tem Adriano e Vagner Love merece respeito e até mesmo um slogan, o chamado "Império do Amor". Mas esse amor acabou logo após a queda na Libertadores daquele ano. Isso porque Adriano saiu do time fingindo que ia jogar bola na Roma, e o contrato do Vagner acabou no meio do ano, sem possibilidades de renovação.

Aí o que faz Patrícia e a cúpula de futebol flamenguista? Demitem o treinador, contratam o Deivid, o Val Baiano. Continua dando errado. Contratam o Silas e o Diogo. Continua dando errado. Demitem o Silas. Contratam o Luxemburgo. Ufa, escaparam.

- Escaparam de que?

De serem rebaixados, amigo. O campeão brasileiro do ano cortou um dobrado para permanecer na elite, só conseguindo escapar de vez na penúltima rodada do campeonato. No meio dessa briga todinha, até o ídolo Zico veio tentar ajudar, mas viu que a bagunça era tão grande, que resolveu sair, menos de 6 meses após assumir o cargo de diretor de Futebol. Então, com a garantia de disputar a Serie A em 2011, a diretoria resolveu se mexer para tentar tirar a má impressão daquele ano sofrível e resolveu apostar. Muito alto.

Tiro certeiro na contratação de Thiago Neves. Jogador lúcido, habilidoso que viria para mudar a cara do meio-campo rubro negro. Junto com ele, veio também o argentino Bottinelli, um bom jogador e só. Mas a torcida merecia mais. Merecia ser recompensada pela campanha vergonhosa no ano anterior, que mexeu com o ego dos Flamenguistas. Então, eles causaram. Anunciam a contratação de Ronaldinho Gaúcho, pensando que essa ia ser a resolução de todos os problemas do clube. Conseguiram, mas por um curto período de tempo. Assim como o título brasileiro de 2009, a conquista do carioca daquele ano, de maneira invicta, só serviu para mascarar a instabilidade do clube. Além da decadência meteórica de Ronaldinho Gaúcho, brigas internas aconteciam o tempo todo nos bastidores, principalmente entre Luxemburgo e o presidente de finanças mais famoso do Brasil, Michel Levy, de modo que sempre esses conflitos sempre refletiam em campo.

O final da temporada foi um fracasso, salvo somente pela classificação para a pré-Libertadores. Título que é bom, só o Carioca. Entenderam aí a coisa do "apostar alto"? Pois é. O retorno das apostas foi quase nulo. No início da temporada de 2012, Thiago Neves que não é besta nem nada, saiu pela tangente no fim da temporada e foi para o Fluminense. Ronaldinho permaneceu, mas não satisfeito. A Traffic, empresa que pagava parte dos seus salários, entrou em desacordo com o clube e rompeu a parceria que eles tinham, fazendo com que o salário do meia fosse pago na totalidade pelo flamengo. Sendo assim, o ano de 2012 começou conturbado demais para os lados do Flamengo. Alô diretoria! Fora esses dois episódios, ainda tinham salários atrasados, direitos de imagem vencidos, jogadores pedindo dispensa...uma verdadeira algazarra. Para culminar o início de ano, Luxemburgo é demitido após perder a briga de braço com Ronaldinho. Os dois tiveram alguns desentendimentos na pré-temporada por conta de supostos problemas disciplinares do jogador, e a diretoria preferia manter o meia a ficar com o técnico, mesmo com a classificação do time para a Libertadores. No meu ver, um grande erro. De bom, só a contratação de Vagner Love.

Durante a temporada, Ronaldinho provou, pelo menos para mim, que a decisão da cúpula de futebol em mantê-lo foi um erro. Más atuações somadas as eliminações do Carioca e da Libertadores e a adição do tempero da falta de pagamento, fizeram com que um monstro fosse criado. O jogador pediu pra sair, e não queria sair "liso", assim como seu irmão e empresário, como todos sabem. O saldo da bagunça foi terrível. Sem seu principal nome, a equipe vive desnorteada. Começou o campeonato Brasileiro, e o time segue sem convencer. Aí vem a diretoria, com a credibilidade que só ela tem, e diz: "Não se preocupe torcida, nós vamos contratar e reforçar nosso meio campo, e fazer com que vocês esqueçam o Ronaldinho" Tentaram o Diego, aquele ex-Santos e o Riquelme. Nada. A janela fecha hoje, e dificilmente algum nome bacana saia. Caso isso aconteça, o Flamengo terá de terminar o Campeonato Brasileiro da maneira que está, altamente mais ou menos.

Para mim, o rebaixamento é um risco real, mesmo agora no início da competição. O clube paga o preço de uma diretoria desorganizada, sem experiência e sem credibilidade. A torcida cobra, e com razão. O Flamengo é grande demais para ter a diretoria que tem. Até isso se resolver, o tempo vai passando, com ele o Campeonato.

Vamos ver no que dá.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 Comentários:

Anônimo disse...

Esse time é exatamente isso aí, uma BAGUNÇA!

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.