.

.

.

.
RSS

Futebol é coisa de mulher.



Boneca é coisa de menina; bola de gude, de menino; pular corda, de menina; jogar bola, de menino. Vivemos em uma sociedade onde ser do sexo feminino ou masculino vem com diversos comportamentos a serem cumpridos. Ser jogador de futebol deveria ser o sonho de 99% dos meninos, afinal o Brasil é o país do futebol, esporte no qual apenas homens jogam e entendem; mulher não sabe nem o que é impedimento, só presta atenção nos jogadores bonitos e passa os noventa minutos só falando asneiras, não é mesmo? Não.
Ainda bem que evoluímos e, apesar de haverem privilégios que os homens têm e as mulheres não, e vice-versa, há maior igualdade e respeito entre os sexos.  O futebol também acompanhou essa evolução e hoje se pode notar muitas mulheres nos estádios como telespectadoras, e como profissionais também. Felizmente, a paixão nacional não está restrita ao público masculino, afinal se o esporte desperta um fanatismo enorme e encanta tanto, então as mulheres também têm que desfrutar da maravilha que é o futebol.
Aproveito as Olimpíadas para tocar no assunto, pois todos estão se voltando cada vez mais para a categoria feminina, e não é para menos: as meninas estão à altura de muitos jogadores, e atualmente é mais fácil ver espetáculo com elas, pois a seleção de Mano Menezes ainda não convence a todos; é promissora, mas ainda não deu provas concretas de que dará certo.
Seleção brasileira nas Olimpíadas Londres 2012. Vitória de 5x0 sobre Camarões (Foto: Reuters)
Claro que o futebol masculino é maior, tem uma incrível história, tem diversos times fantásticos, tem tradição; mas quem nunca ouviu falar na alagoana Marta, tantas vezes eleita a melhor do mundo? Aliás, é a foto dela que todos vêem acima do placar eletrônico do Estádio Rei Pelé. O futebol feminino ainda precisa se desenvolver, o Brasil tem uma ótima seleção, e tem rivais muito boas também, mas não há times com categoria suficiente para criar um ambiente extremamente competitivo; mas mesmo assim fiquei feliz em ver certa quantidade de pessoas empolgadas e torcendo muito pelas meninas do Brasil, fato que não presenciei com essa intensidade em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Marta: 5 vezes eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA.
Assim como tem muito menino “perna de pau”, também tem muita menina que dá dribles desconcertantes na zaga do Chelsea. Assim como tem menino que acha que o Ronaldinho Gaúcho joga no Flamengo, muita menina sabe a escalação completa do Real Madrid. Já presenciei muita prepotência de homens que não aceitam que mulheres entendem de futebol, mas estou certa de que qualquer uma pode torcer, falar sobre e jogar futebol perfeitamente. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 Comentários:

Lucas disse...

Essa Marta e essa Formiga são imorais, jogam mais que muitos homens!!

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.