.

.

.

.
RSS

Estatuto da loucura futebolística



Significado de Fanatismo: Paixão cega que leva alguém a excessos em favor de uma religião,
doutrina, partido etc.

Há muito pode-se notar uma imensurável paixão futebolística por grande maioria dos torcedores brasileiros. A cada ano que se passa o aumento de camisas vendidas, bares lotados e plano sócio torcedor vem se tornando corriqueiro. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) entrevistou pessoas de 20 a 30 anos, das regiões Sudeste, Sul e Nordeste para saber o nível de fanatismo do brasileiro pelo futebol. O resultado foi o que já era esperado: o povo brasileiro é mesmo obcecado por futebol.

Estudo mostrou que 35% dos entrevistados são fanáticos pelo esporte, 32% são envolvidos com o assunto, e apenas 33% são relativamente ausentes ao que acontece nos campos. Para os “loucos” pelo tema, o futebol vem em primeiro lugar, antes mesmo de amor, família, trabalho, entre outras coisas.

Para além da loucura

Fanatismo pode se definir como a paixão infame de servir a uma ideia, a uma causa, a um partido ou alguma seita.  Quase sempre, o fanático é um arremedo de misticidade que se julga inspirado por verdades de ordem superior, que, de modo ou outro pretende impor a qualquer custo a todos os demais. E não nos enganemos: há o fanático na ciência, na política, na religião, na filosofia e também na literatura. Na filosofia, por exemplo, trata-se sempre de um enxerido com intenções “nostradâmicas” um visionário que fez a cabeça de si mesmo de haver decifrado os mais secretos segredos da ordem do ser.

Há outro abuso que enxovalha muito e que, como os demais apresentados anteriormente, não deveria ser levado tão a sério. A paixão pelo futebol e por suas agremiações, até ser totalmente incompreendido já que estamos no país do futebol, de tantas e tantas glórias, jogadores, títulos, clubes grandes e histórias para contar. O importante acima de tudo é chamar a atenção de pais, educadores e comunidades em geral para uma questão de grande acuidade. A violência que prevalece nos gramados só poderá ser contida se formos capazes de nos relacionar de uma forma mais saudável, menos “caliente” e seguramente muito menos aberta com o esporte.

O que de fato deveria ser apenas um lazer, ou uma forma de extravasar o estresse e as emoções reais do dia-a-dia, se tornou para muita gente a "proclamação" insana, o centro de suas vidas, o eixo ao redor do qual seu mundo gira, ou a luz que ilumina e acalora suas meras existências.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.