.

.

.

.
RSS

Showjornalismo no futebol


Não é novidade que a mídia tem poder de colocar um clube em crise ou reafirmar o bom momento vivido pela equipe. O jornalismo, que deveria se caracterizar por representar o olhar critico da sociedade, apresenta-se cada vez mais como uma visão deturpada.

Notemos a mais nova crise “gerada” pelo tricolor paulista. O São Paulo EMPATOU um jogo com o LDU de loja, do equador, SE CLASSIFICOU para a próxima faze, mas adentrou em uma crise épica porque o técnico Ney Franco não atendeu um pedido do capitão e ídolo do clube Rogério Ceni, para a entrada de Cícero em campo? Percebem como isso soa ridículo?

Após o confronto, o treinador criticou abertamente o goleiro perante a imprensa. Esse foi o marco da crise? O “ponto 0”? Tudo isso ocorre porque o time da capital paulista não se encontra tão embalado pela mídia como outros (Corinthians; Vasco; Botafogo; Etc.) com maior audiência televisiva. Devo lhes lembrar que em um curto período de tempo atrás, quando o santos ainda era escalado por Dorival Junior, no inicio dessa geração midiática “moleque”, durante o campeonato paulista, foi cogitado pelo treinador que Paulo Henrique Ganso fosse substituído, mas num imponente gesto, o jogador afirmou que não sairia e que permaneceria em campo. O fato inédito foi um símbolo de desrespeito para com o treinador e seu trabalho, uma mostra de rebeldia do jogador, mas foi, e é até hoje, aclamado pela mídia que o venerou como mostra de personalidade e confiança do jogador; como mostra do comando que o “maestro Ganso” possuía sobre os jogadores do Santos Futebol Clube.

Pergunto apenas se indiretas entre treinadores e jogadores não são comuns, no mundo da bola? Se um treinador que recusa um “pitaco” de um de seus comandados fez algo errado? E se isso é o bastante pra mergulhar um clube em uma crise? Pergunto qual o direito que a mídia tem para desrespeitar toda a torcida dos clubes, elegendo, literalmente escolhendo, bons e maus momentos, para enaltecer o espetáculo de transmissão? Sei que o jornalismo informativo almeja uma imparcialidade, mas cada vez mais é difícil não perceber as noticias sobre os clubes de futebol como cenas, que em conjunto, trançam uma apresentação teatral nada imprevisível.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.