Primeiro jogo da final da Sul-americana. São Paulo x Tigre na Bombonera. Luís Fabiano foi expulso logo no primeiro tempo. 0x0. Uma decepção.
A decisão no Brasil certamente seria diferente, era a despedida de Lucas, o último jogo antes de ir para o PSG, ele ia querer sair com um título ganho pelo time paulista. Mas bastava o Tigre ganhar e o título seria dos argentinos. E, como todos dizem, "o futebol é uma caixinha de surpresas". O jogo de hoje foi mesmo surpreendente, mas não dentro de campo, e sim fora dele.
O jogo da volta começou diferente, o São Paulo não só se impôs, como fez logo dois gols. Depois começou a administrar o jogo, e o Tigre começou a fazer muitas faltas. A partida começou a ficar violenta, típico dos jogos sulamericanos. Ao final do primeiro tempo, com o placar de 2x0, houve certa confusão entre os times.
Após o intervalo o São Paulo retornou ao campo, mas o Tigre não, afirmando que jogadores e comissão técnica sofreram agressão dos seguranças do clube paulista e/ou PMs. A história não se esclareceu, e pode ser que não seja esclarecida, afinal o futebol sulamericano é muitas vezes marcado por situações assim: vergonhosas. O time argentino disse que entrará na justiça desportiva, e os dois times prestarão depoimentos na delegacia.
O que vem ao caso, no momento, não é o que houve no vestiário, mas o que aconteceu depois: o Tigre se recusou a jogar, assim, o São Paulo foi o campeão da Sul-americana com apenas o primeiro tempo jogado. Foi a primeira vez que eu vi algo assim. O time deveria ser punido por ter se recusado a jogar; a média de público foi enorme, o torcedor brasileiro foi em busca de um espetáculo, e presenciou apenas "meio tempo".
Além disso, a Conmebol deveria tomar providências sérias, para que nenhum jogo pudesse ter fins trágicos, pois a maioria dos jogos importantes, mesmo sem ser finais, são marcados por ações violentas, além de graves falhas de arbitragem, atrasos, catimbas e torcidas vândalas, com um policiamneto que não dá conta de nada. Em um evento tão grande, como a final da Sulamericana, houve um descaso muito grande da Conmebol, que não viu nada do que gerou a confusão, e agora será preciso um procedimento muito maior para tentar desvendar o caso. Depois desse ocorrido, tão deplorável, deveriam tomar como inspiração a Europa, que já sofreu tanto com os hooligans e hoje é exemplo de bom futebol e boa administração, pela UEFA.
O assunto aqui é futebol, mas o que menos falei foi sobre a festa tricolor, a despedida de Lucas, e o próprio futebol. Isso porque a partida só durou 45 minutos, e ainda terminará na delegacia. Tem algo errado aí. Já está mais do que na hora de a história dos times da América do Sul se modificar, e deixar para trás essa tradição negativa. Mas, apesar de tudo, o que São Paulo jogou foi digno de título.
0 Comentários:
Postar um comentário
Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.