.

.

.

.
RSS

As aparências podem enganar


Na tarde deste quente domingão na capital alagoana, o CSA foi a campo diante do modesto Sport Atalaia, em partida válida pela 5ª rodada do Estadual 2013. Vindo de uma dolorosa derrota em casa, a equipe do Mutange tinha como obrigação pelo menos mostrar um futebol mais eficiente do que o apresentado no último confronto, quando levou 3 gols em menos de 20 minutos.

Começado o jogo, o torcedor deve ter ficado um pouco apreensivo. Os erros vistos na partida anterior pareciam querer se repetir. É sabido que o técnico Lorival Santos ainda não tem 100% do elenco a sua disposição, mas eu particularmente não gosto muito do esquema tático adotado.

Quem acompanha, sabe as dificuldades que o time vem tendo quando precisa armar jogadas. Só há um homem pensante dos quatro que compõem a linha média do campo desde que o campeonato começou, e isso reflete diretamente no baixo poderio ofensivo do time. Até a partida de hoje, o CSA só tinha balançado as redes em 4 oportunidades, sendo duas delas de bola parada, o que comprova a tesa da dificuldade de se chegar ao gol adversário.

Foto: Viviane Leão/ Globoesporte.com
Neste domingo, mesmo diante de um adversário mais fraco, os equívocos continuaram aparecendo, salvo um ou dois bons momentos. Citando alguns nomes, o atacante Mendes, mesmo com 36 anos, foi um dos jogadores que mais buscou o gol. Além dele, o meia Rodriguinho enfim fez uma boa partida, dando alguns bons passes e finalizando perigosamente em outras oportunidades.

No meio do primeiro tempo, um dos atletas do Sport foi expulso, fator que poderia trazer um pouco mais de segurança e eficiência ao time marujo, mas não foi isso que se viu. Os erros continuaram aparecendo, e mesmo com um homem a mais em campo, o CSA não conseguiu marcar. Vale ressaltar que o adversário, além do jogador expulso, estava em uma tarde de tão pouca sorte, que precisou fazer as três alterações que tinha direito ainda na primeira metade do jogo, todas por motivo de contusão.

Na segunda etapa, viu-se um CSA disposto, mas que continuava sem ligação. Rodriguinho até tentava, mas o time basicamente sobrevivia ofensivamente por conta da velocidade de Robério, que até hoje só mostrou que sabe mesmo correr. Lorival Santos, sabendo da superioridade numérica, lançou o atacante Everaldo no lugar do lateral Fabiano. Com isso, Celico, que é originalmente do ramo, foi fazer a função durante o resto do jogo. Mesmo com essa ruma de atacantes, para balançar as redes foi necessário um pênalti. Mendes bateu, e marcou o seu primeiro gol com a camisa azul mais bonita do Nordeste.

Depois desse, como diz a gíria futebolística, "abriu-se a porteira". No meu ver, não por mérito do CSA, mas por conta do contexto do jogo. Vieram mais duas baixas no Sport, uma por expulsão e outra por contusão. O time que era frágil com 11 em campo, quando passou a ter 8, parecia mais os Cuzetas. (Entendedores entenderão).

Aí tudo ficou muito mais fácil. Com um pouco mais de pressão, apareceu um caminhão de gols. Rodolfo, Garopaba, e Everaldo, por duas vezes, fizeram para o CSA. Para completar a tarde mais sem sorte do Sport Atalaia nos últimos anos, o zagueirão Erivaldo ainda fez um, só que contra.

Foto: Viviane Leão/ Globoesporte.com
Um sonoro 6x0 no placar, torcedor feliz da vida pelo time ter vencido após o revés da última partida...mas ainda fica um pouco de dúvida, pelo menos para esse blogueiro que vos escreve. O jogo de hoje não condiz com a realidade apresentada até o momento, até porque o resultado foi fruto de uma série de fatores negativos por parte da equipe do interior. Até o momento que estavam jogando 11 contra 11, a partida estava amarrada, como normalmente vem sendo os jogos do CSA.

Um dos momentos mais esperados pelo torcedor finalmente aconteceu hoje, que foi a entrada do meia Mithyuê, durante o segundo tempo. Eu particularmente gosto muito do futebol do rapaz. No jogo ele mostrou estar com vontade, mesmo ainda fora da sua melhor forma física. Entrou bem, e conseguiu dar uma assistência. Tudo bem que o jogo já estava em ritmo de treino, mas foi bom para o garoto pegar ritmo e mostrar que está afiado. O time está carente de jogadores assim.

Não adianta insistir em um meio campo mais defensivo, quando se tem a zaga mais sólida da competição. Se o Rodriguinho continuar como titular, está bem claro que ele vai precisar de ajuda. Seja do Mithyuê, seja do Washington quando ele voltar, mas que vai, vai.

O ataque vive isolado, e até hoje só tinha marcado um gol. Lorival, no meu ver, vem fazendo boas mexidas no time durante o jogo, mas até o momento não escalou um 11 inicial decente. Tudo bem que estamos no início de temporada, mas o estadual é a única oportunidade concreta que o clube tem no ano do seu centenário. E se o azulão pretende alçar vôos maiores, ainda é preciso melhorar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.