.

.

.

.
RSS

Pitacos sobre a convocação

O técnico da seleção brasileira de futebol, Luíz Felipe Scolari, anunciou na tarde de ontem (22) a lista dos convocados para o amistoso contra a seleção da Inglaterra, no próximo dia 6 de fevereiro. Foi a primeira lista feita pelo treinador, desde que foi acertado o seu retorno ao posto de comandante da seleção canarinho, no fim do ano passado.


Foram chamados 20 atletas, a maioria deles atuando no futebol europeu. As principais novidades foram os retornos de Ronaldinho Gaúcho, do goleiro Júlio César, atualmente no Queens Park Rangers da Inglaterra, de Felipe Luís, aquele lateral-esquerdo do Atlético de Madrid que o Dunga já tinha chamado algumas outras vezes e a primeira convocação do zagueiro Dante, que joga no Bayern de Munique, da Alemanha.

Vejamos a lista completa:
Foto: Editoria de arte/ Globoesporte.com

O goleiro do Queens volta a seleção após uma Copa América onde todo o elenco desapontou. Hoje, aos 33 anos, Júlio vive boa fase no seu clube, apesar do time estar na lanterna do campeonato. Se não fosse pelo arqueiro brasileiro, a situação do Queens estaria muito pior. Acho válida sua convocação tanto pela experiência, quanto pela sua qualidade. Na ausência de Thiago Silva, seria o meu capitão.

No gol, além de Júlio César, também foi chamado o arqueiro do Valencia-ESP, Diego Alves. Jovem, ágil e com bons reflexos, o ex-jogado do galo mineiro é uma boa opção para a reserva, apesar de que, hoje, na minha opinião, a vaga deveria ser do Diego Cavalieri, do Fluminense.

Nas laterais, o retorno de Felipe Luís não deve ser considerado nenhum absurdo. Ele é bom jogador, apesar de não estar tanto na mídia. Sabe recompor bem o time, chega bem a linha de fundo e tem bom cruzamento. Junto com Falcao Garcia e todo o grupo, está ajudando o Atlético de Madrid-ESP a fazer uma bela campanha no campeonato espanhol. 

Já em relação ao futebol dos laterais do Barcelona, não há o que discutir. Falta um reserva bacana para a lateral-direita, mas como se trata de um amistoso não tem razão para criar stress neste momento, já que o Adriano pode fazer a função. Marcelo, lateral do Real Madrid, está se recuperando de cirurgia, por isso está fora. Caso contrário, estaria na lista.

David Luiz continua soberano na nossa linha defensiva. Em campo, acredito que seu companheiro será o ex-são-paulino Miranda, que assim como Felipe Luís, vive bom momento no Atlético de Madrid-ESP. Leandro Castán, zagueirão ex-corinthiano atualmente no Roma-ITA, vive ótimo momento e cada vez mais vem ganhando destaque no limitado time italiano. Merece a vaga.

Dante, pra quem não conhece, é um ótimo zagueiro. Mito para os amantes do Futebol Manager, o zagueiro do Bayern saiu do Brasil muito cedo. Revelado pelo Juventude-RS, Dante construiu sua reputação na Europa. Jogou por clubes da Bélgica e da França, até chegar em 2009 no Borussia Mönchengladbach-ALE, onde finalmente começou a ser reconhecido.  Em abril de 2012, o zagueiro foi negociado com o time de Munique, e vem fazendo uma grande temporada.

Agora, vamos falar da melhor parte: Os volantes.

Cara, eu achei fantástico!

Finalmente não temos mais aquele voltantes "brucutus", tipo Felipe Melo. Com a modernização do futebol, ter meias mais defensivos que saibam sair jogando e que toquem bem a bola é fundamental. Conhecedor dessa nova realidade, Felipão chamou Paulinho, Hernanes (que há muito tempo deveria ter tido uma nova chance), Ramires e Arouca. A combinação que o professor resolver usar, estará muito boa. São todos ótimos jogadores.

Na armação, a editoria de arte do globoesporte.com coloca só o Oscar e Ronaldinho, mas eu não consigo ver o Lucas como um atacante. Então, vou considerar os 3 como meias ofensivos. O nome do Oscar ninguém pode discutir, está jogando bem demais no Chelsea, e com a camisa da seleção fez ótimas partidas. O mais novo jogador do Paris Saint German também vive momentos de graça. Sempre muito constante e participativo, Lucas conquista cada vez mais admiradores com seu bom futebol. Tem que estar no grupo.

Ronaldinho sempre foi inconstante quando vestiu a amarelinha, mas depois que recuperou a felicidade de jogar bola ao assinar com o Atlético Mineiro, pode dar o padrão, a calma e principalmente a experiência que os mais novos precisam. Tem que vestir a camisa da responsabilidade e colocar na cabeça que é uma referência. Se fizer isso, estaremos muito bem representados.

O ataque é fazedor de gols, cara. Uma das poucas coisas que eu não gostava do Mano era que ele sempre barrava o Fred. Agora com ele, e com o Luís Fabiano na reserva, com certeza voltaremos ao esquema com  a presença de um "camisa 9" tradicional, aquele sujeito que é bom cabeceador, referência. Ao lado de um deles, estará Neymar. 

Que dupla de ataque, ein? Com uma dessas, não há defesa que não fique preocupada!

No banco, ainda temos a presença de Hulk. Muitos o criticam, mas eu gosto do futebol do rapaz. É uma boa arma para o segundo tempo, tem outra proposta de jogo, e um chute de esquerda que lembra os bons tempos do Adriano Imperador.

É isso.

Felipão me surpreendeu, só que positivamente. Acho que não existiu nenhum jornalista, corneta que tenha achado a lista ruim. Está tudo dentro da coerência. Ainda acho que o Cavalieri poderia ter sido chamado, mas só.

E o Kaká?

Sem jogar complica, né? Assim fica mais difícil. Futebol a gente sabe que ele tem, mas precisa mostrar.

Dá pra perceber que o Felipão está tentando tirar a o peso da responsabilidade na garotada. Ao chamar nomes mais experientes, jogadores mais rodados, ele faz com que a seleção ganhe uma nova roupagem e passe a trabalhar com uma postura mais comprometida. Fico feliz em saber que ainda há esperanças. Porque sem dúvidas elas foram renovadas depois dessa lista. A teoria está linda, agora só precisamos comprovar a prática.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.