.

.

.

.
RSS

Avante Palestra

Foto: Nelson Almeira - AFP

Confesso que não assisti a partida do Palmeiras ontem contra o Tijuana. Achei que não precisaria, que já sabia o resultado e que hoje fosse abrir os sites esportivos e ler sobre a classificação alviverde. Mas o futebol é travesso e gosta de surpreender. Uma das características que o torna maravilhoso para uns e revoltante para outros.

Aos torcedores palmeirenses, não vejo motivo de revolta pela eliminação em si. Seria muito compreensível uma queda diante do Atlético-MG, que hoje considero o melhor time da América do Sul. Mas contra o Tijuana? Bom, dá pra explicar. Bruno falhou, é verdade, mas não foi a falha que determinou o resultado, afinal, até o pênalti que originou o gol do Palmeiras foi bem polêmico. O que se pode dizer é que ontem não foi a noite do Verdão. 

E é interessante como caiu justamente quando era considerado favorito. No único momento em que todos acreditavam numa vitória, suada ou não, já que todos os fatores giravam a seu favor, o Palmeiras sofreu um golpe do destino. Frango do Bruno, bola na trave, gol mal anulado, enfim, fatalidades que resultaram no adeus à Copa Libertadores da América. Já nos momentos em que entrou como 'azarão' calou a boca de muitos críticos.

Vontade, raça e garra não faltaram. Tanto que isso foi muito exaltado em diversos sites esportivos. Esses são alguns trechos que destacaram a luta palmeirense contra a desconfiança:

  • "O Palmeiras lutou até o último minuto, brigou por cada espaço em campo, mas precisava de mais atributos para avançar na Copa Libertadores" - LANCENET
  • "O Palmeiras chegou até as oitavas de final da Taça Libertadores no embalo de sua torcida. Jogando sem muito requinte, mas com garra, raça." - GLOBOESPORTE
  • "Agora fora da Copa Libertadores da América, o Palmeiras contava com a impressionante raça demonstrada na fase de grupos para ir além das oitavas de final do torneio." - PLACAR


E eles não chegaram tão longe sozinhos. A forma como a torcida palmeirense abraçou a equipe e se uniu em um único objetivo foi sensacional. Digna de aplausos, até porque sabemos que a fase que o clube enfrenta já há alguns anos não é agradável. E mesmo assim, nunca o abandonaram. Agora é o momento de resgatar toda a história e tradição do Verdão. 



A disputa não foi em vão e serviu para mostrar, tanto para aqueles que não acreditavam na capacidade da equipe palmeirense, quanto para os torcedores e jogadores, que eles são capazes. E por muito pouco não foram mais longe, mas tinham totais condições. As mudanças são necessários se tratando de elenco, a equipe precisa de reforços. Mas a atitude deve ser preservada. A torcida está  fechada com o time, tanto é que ovacionaram o nome do Bruno na volta para o segundo tempo, deram apoio, ou seja, estão fazendo sua parte e sabem que os que estão defendendo as cores do seu time precisam disso.

A realidade do Palmeiras agora é a Copa do Brasil e a Série B. Não tenho dúvidas de que, se continuarem com esse espírito, voltarão a Série A e também vão dar o que falar nessa Copa do Brasil.

Avente Palestra!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.