Bom, excelente. Na base do São Paulo e do Vitória, David Luiz chegou a atuar como um "camisa 10", ofensivo, distribuidor, habilidoso... Mas suas qualidades defensivas o tornaram o grande zagueiro que é hoje.
Bom, a partir dai surge minha dúvida. Ele chegou a seleção merecidamente por suas atuações e por seus prêmios. Mas é nosso titular absoluto? Dante surgiu como desconhecido, inclusive na Europa seu nome era pouco falado, mas chegou ao Bayern. Lá, tomou conta da zaga e concertou tudo! A zaga melhorou, Tomando menos gols. Dante ficou ainda mais constante e é considerado pelos fãs e pelo técnico Jupp H. como principal zagueiro do clube. O xerife.
Bom, a partir daí creio que a discussão deva ficar para Felipão e para vocês leitores... Dante me parece ser melhor na marcação que D. Luiz, embora não tenha a mesma capacidade para sair jogando. Não seria melhor deixar Dante na zaga e fazer de David Luiz uma opção no banco? podendo entrar tanto como volante, como zagueiro? Me pergunto se Dante fosse contratado pelo Chelsea, seria titular? E se David fosse pelo Bayern, seria titular? Bom, as respostas a essas perguntas são com vocês...
Vamos lá por posições agora... O goleiro: todos são boas opções. A zaga: já discutimos, considerando que Thiago Silva é presença certa. Os laterais: Temos uma boa dúvida: Felipe Luiz ou Marcelo? O primeiro é um excelente lateral com características defensivas. Quase como um zagueiro na lateral. Enquanto o segundo se apresenta como o clássico ala brasileiro: Consegue defender, mas seu requinte esta na sua qualidade para atacar e dar apoio aos avançados. Quem será o titular? Bem, penso que analisá-los isoladamente é burrice. Com qualidades tão opostas e tão significativamente importantes, deveria estudar o contexto do time e sua proposta, primeiramente, antes de definir um. E, é claro, ter em mente que um não é bom reserva para o outro.
Para os volantes, responsáveis pelo controle da velocidade do jogo, do apoio ao ataque e a defesa, novamente ponho o contexto em primeira opção. Mas, penso que para um volante, é essencial qualidades defensivas; precisão nos passes para direcionarem a bola rapidamente aos atacantes, e não faria mal um requinte de domínio de bola para se esquivar de um adversário ou outro e permitir o controle do jogo no "campo adversário".
0 Comentários:
Postar um comentário
Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.