.

.

.

.
RSS

Descaracterizado

Poderia ser o novo Mineirão, a nova Arena Pernambuco, a nova Arena Fonte Nova ou principalmente o novo Maracanã. Mas, não. Estamos falando do Campeonato Brasileiro 2013. Pode ser por causa da iminente pausa devido a Copa das Confederações. Pode ser também por causa desse clima de 'Seleção Brasileira'. Ou pode ser, que neste caso é a minha suspeita, pelo momento que vivem os clubes brasileiros.

Dos grandes clubes, vemos um Vasco irreconhecível. O Flamengo segue a mesma linha do rival. O Botafogo, que está com os seus salários atrasados, vive na sombra do Engenhão, que foi interditado de uma forma, no mínimo, estranha. Enquanto o Fluminense tenta uma renovação no seu elenco, que mais uma vez deixou a desejar na Libertadores. No Rio, falar de futebol não está sendo nada agradável.

Em São Paulo, um dos gigantes está na Série B, ou seja, falar de futebol por lá também não está legal. O Santos perdeu o craque Neymar, porém, já era hora de o moleque ser vendido. O time santista precisa com urgência de uma renovação no elenco. No Morumbi, o ambiente também não é dos melhores. Ganso, Luis Fabiano e Rogério Ceni já não conseguem ditar o ritmo 'soberano' de outrora. Já o atual campeão mundial, Corinthians, foi eliminado precocemente na Libertadores e também não vem apresentando um bom futebol neste início de Brasileirão.

Se o eixo Rio-SP está irregular, o futebol mineiro apresenta o melhor futebol do país. O Atlético é o grande responsável por representar o bom e velho futebol arte que o Brasil e sua Seleção costumavam exibir dentro das quatro linhas. Porém, o Galo está concentrado na competição Continental e não dá bola para a Série A, pelo menos por enquanto. O Cruzeiro, aos poucos, vai conseguindo encaixar o seu time e consegue iniciar o Brasileiro de forma regular, mas não acima da média.

No Sul, Inter e Grêmio têm bons elencos, mas esbarram também no futebol. As equipes dos estados nordestinos perdem muito no quesito investimento. Por exemplo, não podemos comparar as cifras que o Corinthians recebe em cotas de TV e patrocínios, com as que o Náutico recebe.

Os times brasileiros estão investindo milhões em seus elencos, mas não estão conseguindo apresentar um bom futebol. Sei lá... Está tudo estranho. Nós brasileiros estamos acostumados com o bom futebol, com atuações brilhantes, com um futebol envolvente, recheado de dribles, golaços, etc. Não sei se apenas eu partilho deste pensamento, mas parece que está tudo errado, descaracterizado. Parece que o futebol brasileiro está perdendo o brilho.

Os técnicos brasileiros já são figuras carimbadas, não há nada de novo. É sempre um retranqueiro ali, outro que só joga com um atacante aqui, aquele que não gosta de laterais. Tá chato, sem graça. Enfim, espero que seja apenas uma fase, mas, o que de fato percebe-se é que o futebol brasileiro já não é o mesmo há tempos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.