.

.

.

.
RSS

Centenário da bagunça

É de conhecimento de todos que o CSA não vive uma boa fase há mais de 10 anos. As diretorias que têm passado pelo comando do time do Mutange não conseguiram melhorar em nada o estrago feito por outras diretorias. E sempre que assumem o poder azulino, quando a casa cai, culpam os comandantes de outrora. A sofrida torcida - porém fiel - do CSA não aguenta mais tanta bagunça no comando de um time profissional de futebol. Isso mesmo, profissional. O que cansamos de ver no CSA é amadorismo. São tantas coisas bizarras que acontecem com o time que chega a ser desnecessário relembrar neste texto.

No ano do centenário, todo torcedor quer ver o seu time sagrar-se campeão, conseguir um acesso, enfim, ter algo de produtivo durante o ano. Mas no CSA tudo é difícil, complicado e praticamente impossível. No CSA, fazer 2 + 2 virarem 4 é uma coisa de outro mundo. Diretorias se formam e entram em conflito com Conselho Deliberativo, que na maioria das vezes se coloca como oposição e, ao invés de ajudar e auxiliar o CSA a ter sucesso nas suas empreitadas, não, agem num cenário de guerra política nos bastidores. O torcedor do CSA sabe disso, eu sei, todos sabem.


Quando finalmente se monta uma diretoria e um time, é incrível como o CSA domina a arte de desperdiçar a pré-temporada. É mais incrível ainda como as diretorias do CSA, quando conseguem montar um time arrumado, se desfazem dele para disputar outras competições.

Tiremos como exemplo o ano de 2013. A pré-temporada feita com o treinador Lorival Santos de nada adiantou. Num fraquíssimo primeiro turno do Campeonato Alagoano, onde CRB e ASA não participaram, o CSA conseguiu a façanha de não ser campeão. Com adversários como CEO, Comercial, União e Corinthians-AL, com todo respeito a esses clubes, mas é um absurdo o CSA não conseguir conquistar um campeonato com estes concorrentes. Lembrando que a folha salarial de alguns destes clubes não chegam nem na metade do orçamento azulino.

Após o fracasso no primeiro turno, a pressão da torcida caiu nos ombros da diretoria, que fez até algumas boas contratações. "Agora vai!". Time engrenou, não jogou o fino da bola, mas conseguiu um vice-campeonato, vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste do ano que vem. Esperava-se que o time fosse mantido. Doce ilusão. Novelas e mais novelas para se conseguir duas ou três renovações. Contratações extremamente equivocadas. Os responsáveis pela cúpula de futebol do Azulão deram uma verdadeira aula de como não se fazer futebol. Um trabalho amador, digno de piada.

Como um time de futebol profissional tem aproximadamente 30 dias para organizar a casa e não consegue fazer absolutamente nada? São tantas as bizarrices cometidas, que eu só vou citar um exemplo. O atacante Vavá, que estava há tempos parado, sem jogar uma partida profissional, é contratado, treina no time titular, mas não tem sua regularização confirmada, quando finalmente é regularizado - aos '45' do 2º tempo' - , vai para o jogo, obviamente não consegue ajudar o time e, um dia depois, é dispensado, junto a pelo menos mais da metade do elenco.

Cara, como podemos levar isso a sério? Como podemos comentar futebol, quando na realidade estamos tratando praticamente de uma várzea? O CSA agora vai disputar a Série D com praticamente todo o time das categorias de base. Só não é rebaixado porque não existe uma 'Série E'. O tão esperado centenário vai indo por água abaixo, distante, muito distante do que o torcedor esperava.

E mais uma vez, mais um ano vai-se embora e o CSA continua no buraco. A atual diretoria deve sair em outubro, quando outra diretoria deve assumir o comando. Continuemos aguardando dias melhores, na esperança de que Conselho Deliberativo e a próxima diretoria andem de mãos dadas, tratando clube e torcedor com profissionalismo. Não vale nem a pena bater na tecla do que deve ser mudado, pois isso, todos já sabem. Enquanto as eleições não chegam, vamos ver o que a garotada do Azulão tem a mostrar nesse restinho de Série D. Afinal, nada mais justo que começar a mudar olhando para o que é 'nosso': as pratas da casa. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.