.

.

.

.
RSS

A grande diferença


Foto: Gazeta Press
É fato que o Campeonato Brasileiro de 2013 não proporcionou grandes emoções. Especialmente na busca pelo título. Matematicamente, o Cruzeiro ainda não pode ser considerado o grande campeão brasileiro, mas a matemática que me perdoe. O título já tem dono, há muito tempo. Além dos 13 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o time mineiro também administrou uma vantagem gritante no planejamento.

O grande diferencial dessa campanha pode ser visto nos números e no planejamento da Raposa. A equipe é a única do Brasileiro que consegue manter uma regularidade, aliando vitórias em casa, a surpresas quando joga fora de Minas. Vou pegar como exemplo da 30ª rodada para cá, quando o Cruzeiro já possuía uma ampla vantagem a seus ‘concorrentes’, se é que um dia realmente foram.

30ª rodada:

·         Cruzeiro: perdeu, fora de casa;
·         Atlético-Pr: perdeu, fora de casa;
·         Grêmio: empatou, fora de casa;
·         Botafogo: empatou, em casa;

31ª rodada:
·         Cruzeiro: venceu, em casa;
·         Atlético-Pr: empatou, fora de casa;
·         Grêmio: perdeu, fora de casa;
·         Botafogo: venceu, em casa;

32ª rodada:

·         Cruzeiro: venceu, fora de casa;
·         Atlético-Pr: venceu, em casa;
·         Grêmio: empatou, em casa;
·         Botafogo: perdeu, fora de casa;

São apenas três rodadas, mas resumem bem a parte decisiva da competição. O que falta de regularidade aos ‘concorrentes’, sobra para o Cruzeiro. Os adversários deixaram transparecer a falta de ambição. Por diversas vezes, Grêmio, Botafogo e Atlético-Pr não atuaram como equipes que visavam o título. Pelo contrário, pareciam focar na Copa do Brasil, ou até mesmo em se manter entre os quatro primeiros, para garantir uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Apesar disso, a campanha da Raposa não pode ser colocada em xeque. Até o momento, são 21 VITÓRIAS, em 32 jogos.

Desde 2006, o Brasileirão é disputado com 20 equipes. Até então, o campeão com o maior número de vitórias, foi o São Paulo, em 2007, quando obteve 23 triunfos. É bem provável que o Cruzeiro supere essa marca.

Com um bom planejamento, o Cruzeiro montou uma equipe consciente e que sabia qual era seu objetivo. Diferente dos outros, que pareciam perdidos, a Raposa conseguiu, em apenas um ano, montar um grupo competitivo. Méritos para a diretoria e para o técnico Marcelo Oliveira, que souberam passar para o elenco, a seriedade e os objetivos do clube.


O título será a coroação de um ano muito bem planejado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários:

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.