Desde o início do ano, o Corinthians não é o mesmo. É natural
que as coisas se acomodem, afinal, essa equipe conquistou tudo o que podia nas
últimas temporadas. Porém, o que me chamou a atenção, nessas duas últimas
rodadas desse Campeonato Brasileiro, foi o comportamento da mídia em relação ao
clube.
Após derrotar a equipe do Vitória, pela 13ª rodada, o
Corinthians entrou no G-4 e ganhou o maior destaque nos programas esportivos.
Entendo perfeitamente, campeão da Libertadores em 2011, atual campeão Mundial e
Paulista, enfim, o destaque é merecido. MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA,
ENTRETANTO, a forma que é feita me deixa preocupado.
O ‘Lancenet’ elaborou a capa do seu jornal com a foto do
Alexandre Pato, fazendo sua comemoração enigmática. Não vou afirmar que essa
era a frase, porque, infelizmente, não salvei a imagem, porém a ideia seguia
essa linha: “Mostrou sua cara”.
Quase entro em desespero. Para quem assistiu ao jogo, e se
deparou com tal afirmação, tenho certeza de que ficou muito difícil fazer a
conexão da partida com a frase. Os 90 minutos foram horríveis, muito difíceis
de acompanhar. O Corinthians era superior, mereceu a vitória, mas ganhou em
dois lances isolados, o que não tira a competência e os méritos. Agora, se esse
futebolzinho burocrático apresentado pelo Corinthians, durante todo o ano, é a
verdadeira cara da equipe campeã do Mundo, me perdoem, que imagem horrível para
o futebol brasileiro.
Contra o Fluminense, outro adversário limitado, mais uma
atuação burocrática e sonolenta. O ‘globoesporte.com’ colocou o seguinte:
“Timão volta a ter atuação apagada, deixa Maracanã zerado e fora do G-4”.
VOLTA? Não, cara. Apenas deu sequência em suas atuações limitadas, as análises
é que são feitas para vender um produto falso.
As análises esportivas estão sendo feitas para vender, não
para relatar os fatos. Porém, como se trata de Jornalismo, o comprometimento
com a verdade deveria ser utilizado em primeiro lugar.
Quer vender? Faça isso, mas de forma correta. E não é porque
Flamengo e Corinthians possuem as maiores torcidas do Brasil, que o resto não vende.
Esse tipo de pensamento já é burrice. Vende sim, e muito.
Hoje, Botafogo e Atlético-PR mereciam um espaço enorme na
mídia. Vende? Pra cacete. E muito mais importante que isso, valoriza o futebol
nacional, aumenta o número de torcedores e admiradores.
E isso não é manipular? Claro que não, é apenas consequência
da realidade.
O Futebol Brasileiro não precisa de pessoas que utilizam a
paixão do torcedor para vender um produto que não existe, isso é digno de pena.
O Futebol Brasileiro é o melhor, o mais disputado, o mais invejado e o maior
celeiro de grandes jogadores do mundo. A mídia esportiva não precisa fazer
muito, apenas relatar os fatos.
Do resto, pode deixar que os clubes e jogadores dão conta do
recado.
*O Corinthians foi apenas usado como exemplo. Qualquer clube
está sujeito a isso. Assim como os sites citados não são alvos. Utilizei como
exemplo as matérias publicadas em cada um. O que não exclui outras mídias, como
também não condena os veículos citados.
1 Comentários:
Muito boa análise! Hoje ouvi o mesmo falso discurso da mídia, pela TV.
Postar um comentário
Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.