.

.

.

.
RSS

Jornalismo Esportivo?

Desde o início do ano, o Corinthians não é o mesmo. É natural que as coisas se acomodem, afinal, essa equipe conquistou tudo o que podia nas últimas temporadas. Porém, o que me chamou a atenção, nessas duas últimas rodadas desse Campeonato Brasileiro, foi o comportamento da mídia em relação ao clube.

Após derrotar a equipe do Vitória, pela 13ª rodada, o Corinthians entrou no G-4 e ganhou o maior destaque nos programas esportivos. Entendo perfeitamente, campeão da Libertadores em 2011, atual campeão Mundial e Paulista, enfim, o destaque é merecido. MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO, a forma que é feita me deixa preocupado. 

O ‘Lancenet’ elaborou a capa do seu jornal com a foto do Alexandre Pato, fazendo sua comemoração enigmática. Não vou afirmar que essa era a frase, porque, infelizmente, não salvei a imagem, porém a ideia seguia essa linha: “Mostrou sua cara”.

Quase entro em desespero. Para quem assistiu ao jogo, e se deparou com tal afirmação, tenho certeza de que ficou muito difícil fazer a conexão da partida com a frase. Os 90 minutos foram horríveis, muito difíceis de acompanhar. O Corinthians era superior, mereceu a vitória, mas ganhou em dois lances isolados, o que não tira a competência e os méritos. Agora, se esse futebolzinho burocrático apresentado pelo Corinthians, durante todo o ano, é a verdadeira cara da equipe campeã do Mundo, me perdoem, que imagem horrível para o futebol brasileiro.

Contra o Fluminense, outro adversário limitado, mais uma atuação burocrática e sonolenta. O ‘globoesporte.com’ colocou o seguinte: “Timão volta a ter atuação apagada, deixa Maracanã zerado e fora do G-4”. VOLTA? Não, cara. Apenas deu sequência em suas atuações limitadas, as análises é que são feitas para vender um produto falso.

As análises esportivas estão sendo feitas para vender, não para relatar os fatos. Porém, como se trata de Jornalismo, o comprometimento com a verdade deveria ser utilizado em primeiro lugar.

Quer vender? Faça isso, mas de forma correta. E não é porque Flamengo e Corinthians possuem as maiores torcidas do Brasil, que o resto não vende. Esse tipo de pensamento já é burrice. Vende sim, e muito.
Hoje, Botafogo e Atlético-PR mereciam um espaço enorme na mídia. Vende? Pra cacete. E muito mais importante que isso, valoriza o futebol nacional, aumenta o número de torcedores e admiradores.

E isso não é manipular? Claro que não, é apenas consequência da realidade.

O Futebol Brasileiro não precisa de pessoas que utilizam a paixão do torcedor para vender um produto que não existe, isso é digno de pena. O Futebol Brasileiro é o melhor, o mais disputado, o mais invejado e o maior celeiro de grandes jogadores do mundo. A mídia esportiva não precisa fazer muito, apenas relatar os fatos.

Do resto, pode deixar que os clubes e jogadores dão conta do recado.


*O Corinthians foi apenas usado como exemplo. Qualquer clube está sujeito a isso. Assim como os sites citados não são alvos. Utilizei como exemplo as matérias publicadas em cada um. O que não exclui outras mídias, como também não condena os veículos citados.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 Comentários:

Ricardo disse...

Muito boa análise! Hoje ouvi o mesmo falso discurso da mídia, pela TV.

Postar um comentário

Xingamentos ou qualquer outras coisas do gênero serão excluídos.