.

.

.

.
RSS

Quando os reservas se transformam nos titulares


“Que não readquiramos a ‘síndrome do vira-latas’ e acreditemos que os outros são melhores”. Podemos não ter a força que tínhamos há algum tempo, estamos passando por má fase, mas se nossos titulares hoje forem, respectivamente, nossos reservas nos dias de glória da seleção, ainda seremos campeões mundiais. Quem não se lembra de quando falávamos: “O Brasil é campeão e nossos reservas serão os vices. O mundo briga pelo 3º lugar”. Ou quando no joguinho de futebol para o videogame era “proibido” escolher o Brasil, pois era muita “apelança”.

Em dias de má fase, finalmente podemos começar a “desenhar” um Brasil. Até pouco tempo, e ainda hoje, o torcedor brasileiro não podia afirmar quem são os titulares de sua seleção, tendo que se contentar com, “apenas”, uma escalação especulativa de sua parte. Hoje, ao menos, essa dúvida é menor.
É duro. Principalmente para aqueles que gostam de futebol e que ainda tem as escalações de 2010; 2006; 2002; 1998; 1994 (...) na ponta de sua língua. Para aqueles que viam sua seleção de reservas, ser a 2ª melhor do mundo {indubitavelmente a melhor era a seleção titular}.

Agora, ao menos, podemos cravar que depois das olimpíadas o goleiro deverá ser Rafael ou Jefferson; a defesa deverá ser constituída por T. Silva, Marcelo, Daniel Alves e David Luiz {baseado no histórico pré-olímpico de Mano Meneses}; volantes bem cadenciados, mas não necessariamente existe para essa posição uma “cadeira cativa”. Entretanto, devemos ficar atentos para o vascaíno Rômulo, ainda jovem, porem bastante eficiente; um setor ofensivo composto por Oscar, Neymar, Hulk e Leandro D. ou Pato.

Alegrem-se, pois se nós fossemos montar uma seleção reserva, ela teria a ilustre presença de Jefferson ou de Rafael, podendo ainda contar com Julio César no banco; Com David Luiz ou Dedé, e Lucio para compor a zaga; Com Daniel Alves ou Maicon na lateral direita e Bruno Cortez ou Michel Bastos pela esquerda; com Luiz Gustavo e Ramires como volantes; e Ganso, Lucas, Robinho e Damião ou Pato compondo o setor ofensivo {mantendo a mesma formação que a equipe titular}. Ainda poderíamos contar com Renato Augusto, Jadson, Luis Fabiano, Ralf e Paulinho, Fred, Arouca, Nilmar, Wellington Nem, Wellington Silva, P. Coutinho, Kaka, etc. 

A pouco tempo afirmavam: -“Falta para a seleção jogador de determinada posição”. Olhando para esta frase e percebendo que temos jogadores bons o suficiente para montar até uma 3ª seleção composta apenas por reservas e capaz de disputar títulos, me vem a cabeça, “para qual posição o Brasil é carente”?
Talvez seja exagero meu afirmar que se a Espanha, atual campeã da eurocopa e da copa do mundo, tem Puyol e Piqué, Temos T. Silva David Luiz e um “Dedé” sobrando; que se ela tem Xavi, Iniesta e David Silva, temos Ganso, Lucas e Oscar; que se a fúria tem Torres, Villa e Pedro, Temos Damião, Hulk e Pato. Talvez não tenhamos nenhum Casillas, mas com certeza eles não tem nenhum Neymar.

Casos a parte:

O zagueiro Dedé mostra sua força e seu potencial pelo vasco. O zagueiro já tem sua fama espalhada pela América, onde muitos o consideram o melhor. No velho mundo, a fama do vascaíno é crescente, e já despertou interesse de clubes como a Juventus {vale lembrar que os clubes italianos são conhecidos pela extrema força de sua zaga}.

O goleiro Julio César esta em má fase, porém não deixa de ser um dos grandes goleiros do mundo. Talvez não haja mais espaço pra ele entre os 11 iniciais, mas é, no mínimo, uma opção para “esquentar o banco”.

O setor ofensivo ainda pode contar com o são-paulino Lucas, cujas atuações pela amarelinha e pelo São Paulo o mostram como um possível titular; com P. H. Ganso, que ainda não convenceu peã canarinho, mas inegavelmente é um excelente jogador pelo Santos.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
0Comments

Tempo de Refletir

Mais um jogo, mais uma derrota. Até o momento, essa é a realidade do CRB. No último sábado, um doloroso 4 a 0 do América Mineiro pra cima do Galo, isso fora o baile. Junto a isso, ainda tivemos, no domingo, a decisão judicial que tira, em caráter definitivo, a posse do Beer CRB por parte do clube. Motivo para se desesperar? Não. Motivo para refletir.


Em relação a administração do clube e do seu patrimônio eu não vou falar nada, até porque não vale a pena. Vou falar aqui de futebol. O CRB começou a Série B com muita empolgação, já que desde 2008 ele não a disputava e o seu acesso a ela foi conquistado de maneira muito honrosa e merecida ano passado. Como se isso não fosse suficiente, o clube vem de uma conquista de título alagoano, que não vinha há 10 anos. O elenco não é ruim, longe disso. Sabemos que o Campeonato Alagoano não é um dos laboratórios mais exigentes para a montagem de um elenco fortíssimo, mas no meu ver, o CRB tem time sim para se manter na segundona. Acredito que, com reforços pontuais na hora certa, o galo poderá deslanchar. Não há razão para se desesperar agora, nem de se pensar em faxina no elenco, até porque sabemos que isso, historicamente, não dá certo. Vamos nos lembrar que em 2008, quando o CRB foi rebaixado, foram contratados mais que 100 atletas.

A diretoria agora tem é que colocar a cabeça no lugar, oferecer aos atletas e a comissão técnica tranquilidade e todo o suporte que eles necessitam. A equipe vem mal, mas estamos só no começo e ainda há tempo para que as coisas mudem. Se formos analisar, hoje o CRB está tão mal quanto o Corinthians na Série A (Não vamos comparar os times, e sim os resultados, por favor). A torcida também tem que fazer o seu papel. Não adianta ir ao estádio só na decisão do estadual, quando o time está por cima. Esses são os momentos que devem aparecer os verdadeiros torcedores.

O time também precisa de vocês, vocês são o termômetro deles. Terça tem mais um jogo, e eu espero ter notícias de casa cheia.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
0Comments

Com decisão nos pênaltis, Santos segue na Libertadores.


                Depois de golear o Bolívar por 8x0 nas oitavas de final, até parecia que o Santos não seria batido nessa Libertadores. Com Neymar, Ganso e companhia, e um futebol, como eles mesmos falam, “alegre”, de encantar a quem assiste, o Peixe chegou embalado para as quartas de final; contudo, não foi o que vimos no primeiro jogo contra o Vélez Sarsfield: o time argentino conseguiu neutralizar o ataque santista, que desde a derrota para o Barcelona, no Mundial Interclubes, não ficava sem marcar gol; e em Buenos Aires a vitória foi dos hermanos.
                No jogo de hoje, na Vila Belmiro, o Santos precisava vencer com dois gols de diferença para garantir a semifinal contra o Corinthians. O jogo foi apreensivo, o Vélez teve seu goleiro expulso no final do primeiro tempo e, mesmo com um a menos, os argentinos seguiram fortes; no final do segundo tempo Alan Kardec fez o gol que levaria o jogo para a penalidade máxima. Durante os pênaltis, 2 jogadores do time argentino desperdiçaram a cobrança, uma delas com a defesa do goleiro Rafael, e o Peixe converteu todos os gols, o Santos se classificou e o último jogador santista, Neymar, nem precisou cobrar.
                O time da Vila passou sufoco, mas segue na competição, agora teremos uma semifinal brasileira e paulista, o Santos busca, no ano do centenário, a segunda conquista seguida na Libertadores e o Corinthians sonha com o primeiro título.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
1Comments

Maldito futebol "moderno"


Quem inventou isso de “futebol moderno”? Primeiro: não existe futebol moderno, futebol é futebol, simples. Segundo: isso não é futebol. Hoje tivemos o jogo de volta entre Corinthians e Vasco, pelas quartas de final da Libertadores. E mais uma vez tivemos um jogo lixo.

Promessa de jogão. Expectativa de clássico. Realidade de merda. Perdoem-me a expressão. Mas, puts... Que medo de perder é esse? Ou seria medo de vencer? Não é possível que no berço do futebol de Pelé e Garrincha, o torcedor seja obrigado a sofrer, não torcer, isso mesmo, sofrer. Futebol bizarro. “MAS É RAÇA, PORRA!”. Raça? Dois jogos de dedicação, apenas isso. Não raça.

Limitação técnica, respeito, cautela, covardia e sorte. Só isso. Não estou desmerecendo a classificação do Corinthians, jamais. Apenas cobrando o futebol. Parabéns ao Corinthians! Teve êxito e sorte, tanto na defesa, quanto no ataque. E o Vasco, sentiu a falta do Dedé, tanto na defesa quanto no ataque. E pesou o elenco, mesmo que o do outro time também não seja lá essas coisas.

Enfim, para quem esperava um jogão, ficou apenas com o clássico. Pois clássico é clássico, principalmente se for numa fase mata-mata de Libertadores. Mas jogão é jogão, e hoje, nem de longe tivemos um jogão.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
0Comments

Abramovich e Chelsea, como será o futuro?


É difícil falar de tristezas em momentos de alegria, mas é preciso. Se bem nos lembrarmos, 9 anos atrás, quando comprou o Chesea, Roman Abramovich possuía o desejo de conquistar a maior competição entre clubes europeus: a champions league! Hoje, as vésperas de realizar, mais uma vez, grandes contratações, visando a conquista desse título, o russo conquistou seu sonho. Será que ainda veremos nomes novos no chelsea esse ano? A conquista de tal campeonato é vista como o auge de um clube europeu; é improvável que ocorra até com os “tradicionais” campeões. Realmente, não foi fácil realizar o sonho de Abramovich. Contudo, a bola já havia pego na trave... foi quase, mas primeira final que disputou, em 2008 e justamente contra seu rival nacional (Manchester Unt), o time londrino foi eliminado nos penaltis. É até frustante lembrar, pois o capitão, Terry, teve “a faca e o queijo na mão” quando errou o pênalti que poderia ter dado o título dos sonhos do milionário. Após o erro, na sequência das cobranças o clube de manchester sagrou-se campeão.
Agora, pensando bem... o que será do Chelsea? Se o investimento do milionário era apenas a conquista da champions, o que será do time agora que ganhou? Os altos investimentos, nem todos bem sucedidos (a exemplo de Felipão, Deco, Torres, etc.), podem se findar. Pior ainda, o atual elenco não é bom! Pelo menos não tanto quanto poderia ser. Tinha-se em mente planos para contratações “de peso” na próxima janela e estas, agora, tornaram-se obsoletas. Os técnicos contratados esse ano não foram capazes de trilhar um caminho de louvor e acabaram sendo demitidos. O improvisado; o interino, ex-auxiliar técnico, Roberto di Matteu foi o responsável para realizar o feito mais improvável imaginado desde as 4as de final. Porém, a campanha no campeonato nacional não foi boa, o time acabou na modesta 6ª colocação. E se um novo técnico não for contratado agora, Di Matteu conseguirá traçar uma boa  campanha no Chelsea?
Independente das negociações que o Chelsea fizer daqui para frente ou das indagações que eu possa fazer a respeito do futuro incerto deste “pequeno gigante”, o fato é de que se trata do mais novo campeão da champions e deve ser tratado e respeitado como tal. Não é qualquer time que consegue essa conquista, mas também não é por isso que a sorte não ajudou. “Da mesma forma que há males que vem para o bem, há bens que vem para o mal”. As vésperas de realizar grandes contratações, o Russo conquistou seu sonho. Será que ainda veremos nomes novos no chelsea esse ano?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
0Comments

Rola a bola

O campeonato mais disputado e mais emocionante do mundo começou! O Brasileirão 2012 teve início neste sábado (19/05) e três jogos abriram a primeira rodada:


  • Palmeiras 1 x 1 Portuguesa;



No Pacaembu, um clássico paulista foi disputado. Apesar de se tratar de um clássico, a partida não foi muito badalada, até porque Palmeiras e Portuguesa não fizeram uma boa campanha no Campeonato Paulista e decepcionaram seus torcedores.

O Palmeiras iniciou a partida melhor, trocava passes, envolvia bem a equipe da Lusa, mas faltava acertar o último passe. Já que o último passe não encaixava, o jeito foi arriscar de fora da área. Foi o que Daniel Carvalho tentou, mas sem sucesso. Patrick tabelou com Barcos, invadiu a área e chutou em cima do Weverton. Barcos também teve boa chance ao puxar para perna direita e finalizar, obrigando o goleiro da Portuguesa a fazer uma grande defesa. A Lusa pouco ameaçava. Depois de uma boa troca de passes, Luan chutou de fora da área e fez o primeiro gol do Verdão e o primeiro do Campeonato Brasileiro de 2012.

Na segunda etapa o jogo caiu tecnicamente e as chances de gols foram raras. O Palmeiras assustou com Mazinho, que obrigou o goleiro Weverton a trabalhar mais uma vez. A partir dos 30 minutos, a Lusa se lançou ao ataque em busca do empate. Léo Silva mandou uma bomba que balançou as redes do lado de fora. Raí chutou cruzado e Bruno fez ótima defesa. Weverton estava inspirado e salvou novamente a Portuguesa depois de chute de Patrick. E aos 41’, o empate da Portuguesa. Depois de cruzamento da direita, Rodriguinho subiu sozinho e cabeceou para o fundo das redes deixando tudo igual no Pacaembu. No finzinho da partida o Verdão ainda mandou uma bola no travessão com Maikon Leite.

  • Sport 1 x 1 Flamengo;



O retorno do Sport à elite do futebol nacional não foi como os torcedores esperavam, ao menos o placar, pois este não resumiu o que foi a partida, em especial a primeira etapa. Os torcedores lotaram a Ilha do Retiro e viram um bom futebol apresentado pelo time da casa.

Apesar do primeiro ‘susto’ ter sido da equipe flamenguista depois de uma boa cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho que passou perto do gol defendido por Magrão. O destaque do primeiro tempo foi o goleiro rubro-negro Paulo Victor, teve uma atuação fantástica com grandes defesas. O primeiro lance que exigiu uma boa participação do goleiro, foi depois de uma boa jogada de Moacir que tocou para Marquinhos ajeitar e finalizar forte para boa defesa de Paulo Victor, espalmando para linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Edcarlos cabeceou firme e o goleiro do Flamengo fez uma brilhante defesa. Depois de uma cobrança de falta errada feita por Ronaldinho, o Sport armou um rápido contra ataque, Thiaguinho avançou e chutou para mais uma boa defesa de Paulo Victor. O Flamengo assustou depois de uma cobrança rápida de falta que deixou Kleberson de frente para Magrão, mas o volante finalizou em cima do goleiro.

No segundo tempo, Paulo Victor foi novamente exigido, logo aos 9’, depois de uma cobrança de falta de Marquinhos. Aos 12’, Moacir cruzou para Marquinhos que dominou, dentro da área, e colocou no ângulo de Paulo Victor que dessa vez nada pode fazer, 1 a 0 Sport. A esperança do Mengão era o Love. E o atacante levou perigo, depois de receber um passe de Deivid, Love tocou por cima na saída do goleiro e a bola acabou indo para fora. Mas não se pode dar espaço duas vezes para o artilheiro, na segunda oportunidade, recebeu um belo passe de Kleberson, e tocou rasteiro na saída de Magrão, 1 a 1. Aos 44’, Renê cruzou e a bola chegou a Moacir, o lateral, dentro da área, cruzou para o meio da área, a bola bateu no joelho do zagueiro Wellinton e bateu no travessão, na sequencia a zaga afastou, quase gol contra. 

  • Figueirense 2 x 1 Náutico

Figueirense e Náutico fecharam a rodada. Um confronto que não acontecia pela série A desde 2008. No último encontro dessas duas equipes, pela série A, deu Figueira, 4x3 no Orlando Scarpelli. Nesse ano o Figueirense decepcionou na final do Catarinense ao perder o titulo para o rival Avaí. Já o Náutico não conseguiu chegar à final do Pernambucano.

Os donos da casa fizeram um ótimo primeiro tempo. A proposta do Náutico de se defender e jogar nos contra-ataques era clara. Por muito pouco, em diversos lances, o Figueirense não abriu o placar da partida. Aos 3', Guilherme cruza, a bola vai direto para o gol e Gideão, goleiro do Timbu, manda pra escanteio. Roni também assustou, depois de boa jogada individual, o atacante invadiu a área e bateu cruzado mandando a bola pela linha de fundo. Guilherme apareceu novamente e finalizou de fora da área, levando perigo ao gol defendido por Gideão. O Náutico chegou em uma cobrança de falta feita por Souza que levantou direto para o gol e Wilson mandou para escanteio. Aos 35', a primeira finalização da equipe visitante. Saiu dos pés de Auremir, que arriscou de fora da área, jogando a bola à direta do gol de Wilson. Logo em seguida o Figueira respondeu com finalização de Luiz Fernando, a bola subiu e foi por cima do gol.

Na segunda etapa a partida esquentou e o Timbu assustou com 1' de jogo, Araújo invadiu a área e de frente para o gol, bateu cruzado e mandou para fora, melhor chance do Timbu até então. O Figueirense não deixou barato e aos 3' Toró puxou um contra golpe e deixou Túlio na cara do gol, o volante bateu forte e Gideão fez grande defesa. Aos 18', Roni fez outra boa jogada individual, passou por dois marcadores e finalizou de longe, mandando a bola para fora. Depois de uma cobrança de escanteio, o zagueiro Yuri do Figueirense cabeceou com perigo ao gol do Náutico, logo em seguida o Timbu respondeu,  Araújo foi lançado dentro da área e quase sem ângulo chutou forte, Wilson fez uma boa defesa. Araújo estava dando trabalho e aos 28' recebeu um lançamento, deixou a zaga para trás, na hora de finalizar se atrapalhou e a zaga do Figueirense se recuperou. Aos 31' Fernandes ajeitou para perna direita na entrada da área e mandou a bola no cantinho abrindo o placar no Orlando Scarpelli. O Náutico não deu tempo para os donos da casa comemorarem e logo após sofrer o gol, depois de uma cobrança de falta o árbitro marcou pênalti de Sandro em Ronaldo Alves. Araujo cobrou e deixou tudo igual. Aos 38' foi mostrado o primeiro cartão vermelho do Brasileirão 2012, Marcio Rosário cortou passe de Toró com o braço e como já tinha amarelo recebeu o segundo e foi para o chuveiro mais cedo. Aos 48', escanteio para o Figueirense e até o goleiro Wilson foi para área, depois do cruzamento Canuto desviou para o meio, Caio finalizou e obrigou Gideão a fazer uma linda defesa, mas no rebote o próprio Caio mandou para o fundo das redes, 2 x 1 para o Figueira, líder provisório do Brasileirão.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
1Comments

VISÃO GERAL – copa do Brasil –



No confronto entre atlético paranaense e palmeiras, mais uma vez o fator casa deve pesar e o clube paulista deverá definir o resultado a seu favor. As 2 equipes possuem uma certa regularidade em seu futebol, não apresentando grandes picos de “altos” e “baixos”.

O Bahia é, com certeza, uma surpresa nesta temporada. Vem com um ataque super positivo e uma forma até consistente de jogar. Talvez enfrente agora um oponente um pouco mais desafiador, o grêmio, mas, possui grandes chances de avançar.

São Paulo e Goiás é o menos equilibrado confronto desta fase. A “balança” indubitavelmente é favorável ao time da capital paulista. O confronto de ida já foi finalizado com a confirmação da vantagem tricolor, que só deve perder a partida caso ocorra um “blackout” em campo no próximo confronto.

Por último, Vitoria e Coritiba prometem fazer um jogo entre iguais. A fase é melhor para o “coxa”, porém a igualdade entre as forças dentro de campo torna muito imprevisível um palpite.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
1Comments

VISÃO GERAL - libertadores -




Vélez Sársfield x Santos não deve apresentar muita surpresa. O “peixe” é tão favorito para este confronto quanto é para chegar à final do torneio. Com mais um possível show de Neymar e Cia., aguardemos apenas o placar da classificação.

Vasco x Corinthians é uma excelente mostra da “nova” força de nossos clubes. Para quem se acostumou a ver, pelo menos durante os últimos anos, clubes brasileiros sem encanto (no mínimo desde o último grande esquadrão do são Paulo que sofreu apenas 17 gols em um campeonato nacional) e acreditava que o atual Santos era a única “válvula de escape”, é magnífico ver 2 outros clubes incapazes de afirmar 11 titulares, uma vez que os “reservas” apresentam nível de jogo. Ambos estão em boa fase, contudo, apesar de não ter muita “intimidade” com este campeonato, a regularidade de jogo corintiana é maior. Isso acrescido do fato que o confronto será resolvido apenas no duelo de volta, na casa do clube paulista, deve influenciar bastante a partida e o clube carioca não deve conseguir avançar mais neste torneio.

Fluminense x Boca Juiors é um confronto que já ocorreu 2 vezes este ano, e a vantagem estabeleceu-se, sempre, para o time...  visitante! Caso incomun no futebol, pois estamos acostumados a ver o time “da casa” levar vantagem. Contudo, casos como este não são incomuns de ocorrer. Para estes 2 próximos confrontos, é provável que algo parecido ocorra, com uma vitória para cada lado, no caso, o confronto se resolve no jogo de volta.

Libertad x Universidad do Chile é outro confronto bastente equilibrado. Vale lembrar que o clube paraguaio vem se destacando, pelo menos desde o penúltimo ano, onde conquistou a melhor pontuação entre os campeões do torneio de apertura e clausura e na libertadores, quando terminou a fase de grupos na liderança. O clube ainda eliminou o fluminense com um placar agregado de 4 x 3 nas oitavas de final, antes de tombar, logo na fase seguinte, para o Veléz Sársfield. Este ano, ainda mantém uma campanha regular e pode eliminar a Universidade, que na ultima rodada sofreu uma goleada de 4 x 0 e classificou-se após conseguir um inesperado 6 x 1! Vale, também, lembrar que a Universidad, este ano, classificou-se em 1º lugar de seu grupo, na respectiva fase desta libertadores, que continha o irregular Peñarol (finalista da ultima libertadores e eliminado na ultima colocação de seu grupo nesta edição).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
0Comments

Pré-listas EUROCOPA


Nas listas até então divulgadas, não ocorreu muitas alterações nos nomes dos jogadores que estavam sendo convocados para defenderem suas nações. Porém há pontos a se levantar e debater. O mais relevante deles refere-se à Inglaterra. Mais especificamente, John Terry. Envolvido há alguns anos atrás em uma polêmica com a esposa de um de seus companheiros de clube e de seleção, o galanteador viu seu companheiro “aposentar-se” da seleção e afastar-se do clube onde ambos atuavam (Chelsea). Hoje, o zagueiro, talvez ex capitão, foi responsável pelo afastamento de outros 2 nomes da seleção. Por disparar ofensas RACISTAS contra o irmão de Rio Ferdinand (caso que ele terá de responder posteriormente judicialmente), a federação inglesa de futebol interferio no trabalho de Fabio Capello e retirou a faixa de capitão do jogador. Indignado com a interferência, o técnico se afastou do English Team. Agora, para evitar atrito entre os Rio e Terry, o novo técnico da seleção, Roy Hodgson elaborou uma pré-lista de atletas que irão participar da eurocopa sem a presença do zagueiro do Manchester UNT. A respeito do desempenho da Inglaterra na competição, devemos voltar nossas atenções para a zaga e observar a atuação de Cahill e Phil Jones, candidatos a figurar entre os melhores zagueiros do mundo. Theo Walcott , Alex Oxlade-Chamberlain e Ashley Young são os outros atletas que demonstram-se como promessas.

Na Espanha, a surpresa é a decadência de Fernando Torres. Antes protagonista da “fúria”, Torres encontra-se fora da lista do técnico Vicente Del Bosque. Recheada de jovens talentos, a seleção terá de confiar neles para o ataque, uma vez que outro de seus astros, maior artilheiro de sua historia, está lesionado e talvez não participe da competição. Em alta,  atacaque deverá ser composto por Llorente e/ou Soldado.


 Na Holanda não há muitas novidades. O elenco titular deverá ser composto pelo goleiro Stekelenburg, os defensores Mathijsen, Heitinga, Van der Wil e Boulahrouz, os meio campistas Van Bommel, de Jong, Sneijder e Van der Vaart e pela dupla de ataque Robben e Van Persie. A grande ausência na lista é do jovem atleta do Milan, Emanuelson.

França e Itália tentam se recuperar do fracasso na ultima copa do mundo, realizada na África do Sul, portanto apresentam listas repletas de jogadores novatos, atletas que vieram ganhando espaço principalmente desde os últimos 2 anos e que deverão ser base, caso a campanha desta euro seja bem sucedida, para as seleções nacionais que virão ao Brasil para a copa das confederações 2013 e para a copa do mundo 2014. A Itália, porém, conta com a recuperação de seu principal defensor para que este participe da competição deste ano, em Londres. No caso da França houve 2 ausências na pré lista que chamaram atenção: Gomis e Gameiro. Esses atletas, ambos atacantes, já tem um certo prestigio na seleção francesa, mas não foram relacionados na pré lista, o que indica que as renovações no elenco Frances ainda não acabaram.

Por fim, Portugal apresentou uma lista onde constam muito dos atletas que figuram na seeção principal. São eles: Pepe, Bruno Alves, Fabio Coentrão, João Moutinho, Raul Meireles, Miguel Veloso, C. Ronaldo, Nani, Quaresma, Hugo Almeida e Hélder Postiga. A grande ausência para essa lista fica por conta do veterano Ricardo Carvalho, ex-atleta de porto (Portugal) e chelsea (Inglaterra), que encontra-se atualmente no Real Madrid (Espanha).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
3Comments